quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Deu na Folha da Manhã: São Francisco terá Estação Ecológica

Folha da Manhã edição de hoje 06-11.
A previsão é que a unidade seja inaugurada em 2009
A direção do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) e a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana assinaram um termo de compromisso para a construção da sede própria da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). O projeto de ampliação da unidade que cuida da preservação de uma área de 3.260 hectares de vegetação nativa prevê também a convocação de novos funcionários através dos concursos públicos realizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que integrará a Fundação Estadual e Engenharia de Meio Ambiente (Feema) e Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla). A previsão é que a unidade seja inaugurada em 2009.

A construção da sede começou a ser planejada no início do mês de setembro, quando a Prefeitura anunciou a proposta de doação de um terreno de 1,8 mil metros quadrados situado na localidade de Cobiça, inserida na área preservada pela EEEG.

Com a construção da estrutura, a IEF/RJ pretende convocar um técnico de nível superior e guarda-parques e bombeiros especialmente treinados para atuar na fiscalização de infrações ambientais. Os novos funcionários serão disponibilizados através do concurso público também realizado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o presidente do IEF/RJ, André Ilha, o reforço no quadro tem o objetivo de assegurar a preservação da Mata de Tabuleiro: “É a última mancha de floresta no Nordeste Fluminense a escapar da fúria das carvoarias e da conversão de terras para atividades agropastoris”, pontuou o ambientalista.

Nenhum comentário: