quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mutirão da cidadania em SFI garante documento legal para quem não tinha registro de nascimento

Outra campanha deste porte pode acontecer em 2009, talvez em junho.


A primeira certidão de nascimento entregue pelo juiz Dr. Leonardo Cajueiro a Dilcilene da Silva,26 anos, que mora no Instituto da Criança Pinokio. A mãe é da Fazenda São Pedro.

O Juiz Dr. Leonardo Cajueiro D'azevedo e a secretária Helisa Quaresma.
Paulo Noel ouve a adolescente de 16 anos Paula Roberta que aguarda ansiosa o momento de conseguir o documento legal. (Foto do Silvino Santos)
Equipe do Cartório do Ofício Único comandada pelo Sergio Lúcio e o público aguardando.
Mãe aguarda com o bebê. Na outra foto o marido comparece para fazer o reconhecimento de paternidade de duas crianças.
A campanha contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da PMSFI.
Assistência jurídica e a presença da Defensoria Pública
Presença do conselho tutelar de São Francisco de Itabapoana e do Rotary SFI - Dra. Maria Helena Jorgov
52 pessoas conquistaram o direito de cidadania.
O projeto “Quem sou eu?” referente à campanha de mobilização em São Francisco de Itabapoana da Semana Nacional pelo Registro Civil, resultou no atendimento a 52 pessoas que não possuíam certidão de nascimento. O evento foi realizado, ontem, 19-11, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula. Segundo o coordenador da campanha o juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo o mutirão da cidadania objetivou garantir o registro de nascimento de pessoas que ainda não possuíam o documento legal.


Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o evento foi um sucesso, avaliou a secretária do juiz coordenador do evento, Helisa Quaresma. A campanha contou com apoio da prefeitura de SFI, Secretaria Municipal de Saúde, conselho tutelar, Rotary Clube SFI, Cartório do Ofício Único, Defensoria e Promotoria Pública e muitos outros voluntários. A certidão de nascimento é um direito estabelecido e gratuito. Para Helisa Quaresma, o balanço feito pela justiça sanfranciscana, após o encerramento da campanha, foi positivo. “Encerramos às 22 horas e registramos 52 pessoas que ganharam certidão de nascimento devidamente plastificada, e, ainda foi feito 16 reconhecimentos de paternidade e, segunda via de cerca de 30 documentos de nascimento. Oferecemos durante o mutirão serviços de vacinação, corte de cabelo, manicure, cartão do SUS, CPF e carteira de trabalho”, disse. Segundo Helisa, se não fosse à chuva, que em sua opinião atrapalhou um pouco o movimento, o comparecimento seria superior ao numero de registros verificado. Outra campanha deste porte pode acontecer no ano que vem, talvez em junho, concluiu Helisa Quaresma.

Nenhum comentário: