domingo, 17 de maio de 2009

Desembargador fala sobre ética em Conferência Distrital do Rotary em Niterói

... Ser feliz é uma condenação da qual nenhuma pessoa deve ser “absolvida” sob pena de não entender o que fez aqui... (Gabriel Chalita)


O desembargador Antonio José Pinto.................Desembargador com esposa. O ex-governador e ex-prefeito de Niterói Valdenir Bragança e a esposa de Paulo Noel, Rosane Berto do Rotary Club de SFI.
.

Durante a segunda sessão plenária da Conferência Distrital do Rotary Internacional, na Casa da Amizade, em Niterói, ontem, 16-05, coube ao desembargador Antonio José Azevedo Pinto proferir palestra sobre ética. Segundo Antonio José Azevedo, falar sobre ética ou moral consiste em falar sobre valores humanos, valores que traduzem não apenas em palavras, mas em atitudes sólidas, formas de viver e conviver em sociedade. Citando Adolfo Sanches Vasquez, em sua conhecida obra sobre ética, leciona ser ela a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. “Concluímos tratar-se da ciência de uma forma especifica de comportamento humano”, disse. Citando Gabriel Chalita autor de "Os dez mandamentos da ética", o desembargador Antonio José lembrou: “... o que diferencia o homem de todos os outros seres no mundo é a capacidade de buscar incessantemente, com base na virtude, fazer melhor a vida dos outros”. Ao concluir a palestra, voltou a lembrar Chalita: “... eis nosso sonho. Eis nossa ação. Viemos e estamos aqui. Iremos para não sabemos onde. Mas ser feliz é uma condenação da qual nenhuma pessoa deve ser “absolvida” sob pena de não entender o que fez aqui, nesse fascinante rincão chamado mundo. Que o universo nos dê o tom dessa harmonia e que a regência dessa orquestra nos motive a desafinar a sinfonia”.

Nenhum comentário: