quinta-feira, 21 de maio de 2009

São Francisco envia mudas para reflorestamento do Tietê



Foto: Alessandra Lemos.

A secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana enviou nesta quinta-feira (21), 60 mudas de diversas espécies para os estados de São Paulo e Minas Gerais. Cordeirópolis (SP) receberá 30 mudas de Graúna que serão plantadas nas margens do rio Tietê. Já para a cidade de São Geraldo (MG) serão 10 mudas de cerejeira, 10 de graúna e 10 Inhaíba. Os compradores tomaram conhecimento das mudas pela internet.
Segundo o secretário de Agricultura, Nival Ornellas, este é apenas o começo. “Os compradores de Minas e São Paulo já manifestaram interesse em fazer negócios maiores com a gente. Temos mão de obra qualificada para atender a demanda florestal. E temos capacidade de produzir até um milhão de mudas de várias espécies”, afirmou Nival.
A secretaria conta com 15 funcionários responsáveis pela produção de mudas de plantas frutíferas, ornamentais, exóticas e mata nativa. Há inclusive mudas de espécies tiradas da Mata do Carvão. Para dar conta da demanda o secretário informou que trabalhará em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.
Mudas Maracujá
O campo de produção de mudas da secretaria de agricultura obteve também um grande avanço quanto a produção de mudas de maracujá enxertado. A iniciativa tem dano certo já que a nova espécie é mais resistente a pragas e tem maior produtividade. A Pesagro tomou conhecimento dos experimentos e resolveu pesquisar. Agora cerca de 600 mudas de enxerto, produzidas na estufa da secretaria de Agricultura foram plantadas numa propriedade na região. O trabalho está sendo acompanhado pelo o engenheiro agrônomo da Pesagro, José Francisco Maldonado, especialista no assunto que comandou a pesquisa. Maldonado estará no município nesta sexta-feira (22), para avaliar o resultado do campo de pesquisa. (Ascom - SFI)

Um comentário:

Andre Pinto disse...

Paulo Noel,
Excelente iniciativa ! Peço-lhe , se possível, que façamos também uma força de nossa rede-blog para a salvaguarda do Sítio Arqueológico da Alma Pura , na Ilha do Lima. Vamos cobrar do IPHAN a devida proteção deste "Sambaqui" tão importante para o Brasil e Mundo, assim como a nossa Lagoa do Salgado!
Abraços
André Pinto.