segunda-feira, 27 de julho de 2009

“Gripe A” - H1N1 vira psicose

Outro dia recebemos ligação de um internauta informando que no Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, SFI, acontecia um tumulto com comentários entre pacientes e enfermeiras que havia um caso suspeito de “gripe A” - H1N1. Viram até um homem internado no hospital, utilizando mascara e que estaria infectado com o vírus. Rapidamente ligamos para o hospital para checar a informação. Pelo telefone o Blog foi informado de que o “tal” homem era um paciente com tuberculose que estava em um quarto isolado. Mas como teria que fazer alguns exames do andar de baixo, desceu com a enfermeira, ambos portando as mascaras médica. Alguém viu o homem circulando no hospital e logo achou que se tratava de um paciente com gripe suína. Veja a quem ponto chegou a psicose de alguns.
.
Contágio da “Gripe A” H1N1:
.
O contágio da “Gripe A” H1N1 é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.
.
Síntomas da “Gripe A” H1N1: Os sintomas da” Gripe A” H1N1 são similares aos sintomas da gripe convencional, porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.
.
Prevenção da “Gripe A” H1N1: Para se proteger da” Gripe A” H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1. Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 está instalado, mas não são 100% eficientes. Lave sempre as mãos com sabonete e evite colocar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos e ainda evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados. Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus Celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da “Gripe A” H1N1.

3 comentários:

Fred Pinheiro disse...

Paulo Noel será que a secretaria de saúde municípal está se preparando para a chegada da gripe suína no município,o aviso já foi dado pelo ministro da saúde quando ele diz que o virús circula livrmente pelo pais,a chegada no municipio e só uma questão de tempo,tendo em vista o grande numero d profissionais que trabalham em outros municipios como por exemplo Macaé onde a doença já é uma realidade.No meu ponto de vista ja deveria esta sendo ministradas palestras nas comunidades,principalmente nas escolas,treinametos e reunioes com os profissionais da saude;e em releçaõ ao antibiotico Tamiflur,sera que temos em quantidade suficiente,no Hospital municipal já temos leitos apropriados para cuidar dos doentes. Esse e um momento de cautela e tambem prevençao e espero que o poder municipal trate desta questão com a verdadeira importancia que ela mereça.Esse comentario representa a preocupação de um pai, pois tenho dos filhos,e de quem se preocupa com a população, em especial a mais carente,que nessas horas e a que mais sofre.

Paulo Noel disse...

Concordo. Acho que está passando da hora da secretaria de Saúde vir a público para falar sobre o assunto. Promover reuniões com os médicos e equipe de enfermagem. Enfim, mostrar ao povo quais são as medidas que a Saúde está tomando para o assunto. Agradeço acesso. Paulo Noel.

Unknown disse...

É verdade que o virus H1N1 não resiste a maresia....
Regina