quarta-feira, 29 de julho de 2009

São Francisco combate o abate clandestino

Força tarefa visitará os açougues conscientizando sobre as normas sanitárias do abate até comercialização das carnes.
.

Foto: Flori Fernandes

Matéria: Ascom - SFI
.

O Procurador Geral do Município de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, juntamente com os secretários de Serviços Públicos, José Carlos Azevedo, e de Agricultura, Nival Ornelas, participaram, nesta terça-feira (28), de uma reunião com representantes da vigilância sanitária municipal e do setor de frigoríficos e açougues. O objetivo do encontro foi tentar refazer o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O termo havia sido firmado em 2008, pelo governo anterior.
Na ocasião foi agendada uma reunião na secretaria estadual de Agricultura, com o superintendente estadual de Defesa Sanitária, Flávio Tavares, no dia 6 de agosto, ás 14h. Onde será firmado um convênio de cooperação técnica criando uma força tarefa formada por representantes dos comerciantes, Defesa Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal. Esta força tarefa visitará os açougues conscientizando sobre as normas sanitárias do abate até comercialização das carnes.
De acordo com o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto, é preciso criar uma nova consciência entre os açougueiros do município. “É complicado este trabalho porque teremos que romper com uma cultura de muitos anos. Os açougueiros das mais diversas localidades no município em sua grande parte têm o hábito de matar o gado somente no fim de semana em condições precárias de higiene e depois salgar a carne que não foi comercializada para vender durante a semana. Queremos fazer primeiro um trabalho de conscientização sobre as condições sanitárias, para depois fiscalizar e punir com rigor exigido por Lei, com esta atitude evitaremos que os comerciantes venham sofrer prejuízos imensuráveis”, informou Enaldo.
Na semana passada o prefeito Beto Azevedo juntamente com o Procurador geral do município, entre outros secretários municipais, além dos Prefeitos de Cardoso Moreira e São Fidélis e representantes da Prefeitura de Campos estiveram reunidos com o chefe do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Plínio Leite Melo, no frigorífico Fricampos para discutir as formas de controle para se coibir o abate clandestino de carne bovina nos municípios.

Nenhum comentário: