quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Autoridades e comerciantes discutem solução para o abate clandestino em São Francisco

Ontem, segunda-feira, 24, na Câmara dos Vereadores, o Procurador-Geral do Município de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto, juntamente com o secretário de Agricultura, Nival Ornelas, além dos representantes da Defesa Sanitária Estadual se reuniu com os açougueiros para discutir soluções para o problema do abate clandestino. A iniciativa foi do vereador Sérgio Elias. Os vereadores Cláudio Henrique, Kademar Cordeiro (Caboclo) e Renato de Buena também participaram da discussão de propostas que serão entregues ao Promotor de Justiça, Marcelo Lessa, durante a audiência pública que acontecerá nesta quinta-feira (26). O objetivo é reformular o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, em 2008 pelo governo anterior, que visa pôr fim ao abate clandestino e adequar às normas sanitárias impostas pela legislação federal em vigor.

Desde o começo deste ano, a Prefeitura vem se mobilizando no sentido de conscientizar a importância do abate fiscalizado dentro das normas de sanidade. O executivo tem buscado com isso a integração com frigoríficos de Campos, comerciantes, vigilância sanitária estadual e municipal. O Procurador-Geral do Município e o secretário municipal de Agricultura também se reuniram no último dia 13, com o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, para firmar um acordo de cooperação técnica entre o estado e município objetivando conscientizar os comerciantes e coibir o abate clandestino no município.

Na reunião desta segunda-feira, os comerciantes fizeram o levantamento do número animais (bovinos) abatidos durante a semana em diversas localidades para estabelecer rotas de distribuição e condições de armazenamento das carnes e pediram, neste primeiro momento, o apoio da prefeitura para o transporte da carne.

Na ocasião, o Procurador-Geral do município, Enaldo Barreto, alertou aos comerciantes sobre a importância de procurar adequar os seus açougues o quanto antes, pois no ano que vem a prefeitura não poderá mais expedir alvará para o funcionamento dos estabelecimentos. “Os comerciantes tem que estar atentos não só para adequação do estabelecimento em questões sanitárias exigidas por lei, como para a legalização de suas firmas. É preciso que tenham nota fiscal de compra e venda da carne”, frisou Enaldo. O procurador também informou que o município está buscando em parceria com a secretaria de Estado de Agricultura, um estudo para a expansão de pólos na sede de alguns distritos, para descentralizar a expedição do Guia de Trânsito Animal (GTA) e assim facilitar para os comerciantes de gado da região.

O secretário de Agricultura, Nival Ornellas, disse que seu desejo é que os açougues mais humildes também funcionem dentro da legalidade. “Nosso objetivo é ajudar a vocês, para que não venham a ter prejuízo com carne apreendida no futuro”, afirmou Ornellas. O representante da Defesa Agropecuária, Cláudio Vilela, aproveitou a oportunidade para lembrar aos comerciantes que o prazo para vacinação do gado contra a febre aftosa acaba dia 30 deste mês. (Matéria da Ascom - SFI )

Um comentário:

Edison Correa da Rocha disse...

INFORMAÇÃO DE INTERESSE DO POVO SÃO FRANCISCANO
POSTAGEM RETIRADA DO BLOG DO DEPUTADO GERALDO PUDIM;
O deputado Geraldo Pudim passou os ultimos dez dias tentando conseguir um numero minimo de assinaturas para garantir a apresentação de emenda ao orçamento que garantirá os recursos nescessarios a conclusão da obra da ponte João Figueiredo,que esta parada hà vinte anos.
Felismente o numero de assinaturas foi alcançado hoje com a adesão dos deputados Bernardo ariston,Silvio Lopes,Neiltom Mulim,Arnaldo Viana.Amanha a bancada do Rio de Janeiro apresenta a emenda ao orçamento de 2010.
Parabéns deputado,é assim que se trabalha,não fui seu eleitor,mas esta conquistando o meu voto.