terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Homem é o único animal da natureza que vê beleza na poluição, adverte novo vídeo da campanha Saco é um Saco

Uma sacola de plástico voando em um cenário branco, embalada pelo ritmo suave do Concerto nº23 de Mozart, compõe o novo vídeo da campanha Saco é um Saco do Ministério do Meio Ambiente, patrocinado pela parceira CPFL Energia e produzido pela agência Lew'Lara/TBWA.
Com uma ideia simples, o filme de 30 segundos busca induzir o cidadão a se deixar levar pela estética aparentemente agradável na "inofensiva" sacolinha plástica voando pelos ares em primeiro plano - cena que é delicadamente reforçada pela sedução sonora da harmonia musical leve e aconchegante. O final do filme, no entanto, traz a reflexão: "O homem é o único animal da natureza que consegue ver beleza na poluição". No mundo, mais de 500 bilhões de sacolas plásticas são consumidas e muitas acabam descartadas inadequadamente no meio ambiente, entupindo bueiros, agravando enchentes, poluindo mares e matando animais. No Brasil, esses números chegam 1,5 milhão de sacolas plásticas a cada hora, o que significa 36 milhões em apenas um dia. Este hábito humano contribui muito para a poluição do nosso planeta. Por ser uma campanha de utilidade pública, o vídeo está sendo veiculado em todas as emissoras da TV aberta nos espaços gratuitos dedicados à publicidade de governo. Também foram vistos em 86 salas de cinema da rede Rain, totalizando 4.669 exibições em janeiro de 2010. Além disso, os internautas podem assistir ao vídeo no hotsite (http://www.sacoeumsaco.com.br/), no blog (http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/) e no canal do Youtube (http://www.youtube.com/sacoeumsaco) da campanha Saco é um Saco.

O intuito é alertar a população sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas para auxiliar na preservação do meio ambiente e de nossa qualidade de vida. A campanha de conscientização acredita no poder de decisão do consumidor e em sua capacidade transformadora de hábitos e atitudes. A campanha Saco é um Saco propõe que a sociedade recuse as sacolas plásticas sempre que possível, reutilize as poucas que pegar para descartar o lixo, por exemplo, e volte a utilizar as sacolas retornáveis, mais resistentes e que podem ser utilizadas inúmeras vezes. Quer saber outras alternativas às sacolas plásticas para transportar suas compras? Confira as dicas e as perguntas frequentes disponíveis no hotsite da campanha Saco é um Saco, e não deixe de acompanhar os posts com as novidades no blog. Saco é um saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por falar em animal até quando os motoristas serão induzidos ao erro na Av. Vereador Edenites Viana pois a pintura de sentido único ainda não indicou qual será o real sentido da via. E quando ocorrer um acidente será que quem autorizou a pintura vai se responsabilizar pelos danos. Com certeza mesmo que não queira será responsabilizado judicialmente. Gostaria que o blog ouvisse as pessoas que iniciaram esse processo e porque e até quando ficará exposto à comunidade mais um sinal de desorganização dos orgãos públicos.

Anônimo disse...

BOA NOITE PAULO NOEL,SOU UM ASSIDUO FREQUENDOR DO SEU E VENHO LHE PEDIR QUE FAÇA UMA MATÉRIA SOBRE O PLANO DE CARGOS E SALARIOS APROVADO PELA PREFEITURA PARA O PROFESSORES.SERIA INTERESSANTE PARA INFORMAR A GRANDE MAIORIA DOS PROFISSIONAIS QUE NÃO ACESSO AO DIARIO OFICIAL.
SERGIO DUARTE

Anônimo disse...

COM ESSA MATÉRIA LEMBREI DE UM DIA QUE EU VI TANTAS GARRAFAS PET E OUTROS OBJETOS NO MANGUE ,LA EM BARRA DO ITABAPOANA ...FICO TRISTE PORQUE ALEM DE ESTA ACABANDO COM O MEIO AMBIENTE TBM CONTRIBUI PRAS ENCHENTES QUE CASTIGA BARRA QUANDO VEM !!!E O QUE MAIS ME INTRIGA É O FATO DE AINDA NÃO TERMOS COOPERATIVA DE CATADORES ,EXISTE UM HOMEM QUE PASSA NO MUNICIPIO COMPRANDO PAPELÃO E GARRAFAS MAS AS PESSOAS TBM NÃO SÃO MUITO INSTRUIDAS QUE PODERIAM TER UM MEIO DE GANHAR ALGUM ....COM O LIXO !!!!O QUE FALTA ???INFORMAÇÃO ???NESSECIDADE DE GRANA ???OU INSENTIVO ???
MARCIA TEIXEIRA

lucia disse...

Prezado Paulo Noel,

Se todo mundo que sai para ir às compras levasse uma sacola de pano não seria necessário o lojista nos dar uma sacola de plástico. É tão fácil botar uma sacolinha de pano na bolsa. Quando compro um produto já embalado recuso que ele seja mais uma vez embalado em sacola de plástico; mais lixo para jogar fora.
Se todo mundo fizer um pouco poderemos ainda salvar a nossa TERRA.