sexta-feira, 21 de maio de 2010

Inscrições abertas para a II Semana Integrada de Meio Ambiente da Região Norte Fluminense

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os Pólos de Educação Ambiental de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana estarão realizando em seus respectivos municípios a II Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) da Região Norte Fluminense. As inscrições estão abertas pelo site www.projetopolen.org, pelo e-mail sima@projetopolen.com.br, telefone (22) 9967-3786 ou no Pólo do Projeto Pólen de São João da Barra, localizado na rua Barão de Barcelos, nos altos da secretaria de Educação e Cultura, no Centro.

O objetivo é apresentar e discutir o uso do material didático de educação ambiental (vídeo e cartilha) elaborado na I SIMA gerando uma reflexão sobre como esse conteúdo poderá ser utilizado no ensino-aprendizado focando o estimulo no controle social por parte da população.

A Semana Integrada será iniciada no dia 31, em Campos, dia 1º de junho, em São João da Barra e finalizando no dia 02, em São Francisco de Itabapoana, sempre das 9h às 17h, nas secretarias de Educação e Cultura dos municípios. Na oportunidade será entregue oficialmente a Carta de Intenção em favor dos manguezais do Norte Fluminense e debate sobre caminhos legais para a participação popular nas esferas municipais, estaduais e federais.

Diversas palestras farão parte da programação da II Sima. O gestor do Pólo de São Francisco de Itabapoana, Edmar Henriques, falará sobre “Contextualização e apresentação dos produtos da I SIMA, objetivos da II SIMA e expectativas para a III SIMA”. Já o professor da UFRRJ, Alexandre Lopes, ministrará a palestra “Possibilidade de uso para materiais de apoio educativo como cartilhas no âmbito do ensino formal e não formal”. Os interessados ainda poderão participar da palestra “Apresentação da Cartilha Educativa Nosso Manguezal” com a gestora do Pólo Campos, Neusa Barros e “Apresentação do vídeo educativo Nosso Manguezal” com a co-gestora do Pólo São Francisco de Itabapoana, Kíssila Rangel.

Na parte da tarde serão enfocados: “Tecnologia educacional. O uso de audiovisual no ensino formal e não formal” com os palestrantes Alexandre Vairo, mestrando da UFRJ e Anita Barboza, multiplicadora do NTE*RJ-01; “Apresentação e entrega da Carta de Intenção em favor dos manguezais” com a outra gestora do Pólo Campos, Marizete Cardoso; e palestra “Processos para a construção de documentos oficiais pela comunidade. Modalidades e características dos documentos oficiais dentro da esfera Municipal, Estadual e Federal. Estudo de Caso: CI da I SIMA” com Jefferson Nogueira da OAB/Campos.

Secom-SJB / Fabrício Berto

2 comentários:

Kissila disse...

Obrigada por ter postado sobre a II SIMA,mas Kissila não é co-gestora do polo e sim gestora do polo de SFI. OBRIGADA
Kissila - Gestora do Polo de EA de SFI

Kissila disse...

Gostaria de pedir para divulgar o dia 02/06/2010, onde o evento estará acontecendo em São Francisco. Obrigada