terça-feira, 17 de agosto de 2010

Influência africana em São João da Barra é tema de palestra

SEMASP oferece palestra sobre tema africano no Colégio Estadual Newton Alves

Nesta quarta-feira, 18/08, a partir das 14h, os alunos do Colégio Estadual Newton Alves, em Atafona, São João da Barra, vão ter uma aula de história diferente. Eles vão assistir à palestra "A contribuição do Banto Africano nas tradições sanjoanenses e no meio ambiente" proferida por André Pinto, historiador e integrante do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Durante sua participação, André Pinto vai mencionar trechos históricos da passagem de africanos em território sanjoanense, além de evidenciar seus costumes e crenças, bem como suas contribuições ambientais bastante difundidas na região como as palavras em banto, a exemplo de mangue, tabua, maxixe, quiabo, angu, cabaça, cacimba, muringa, etc.

— São João da Barra mantém muitos outros termos em Banto Africano, como Cazumbá (máscaras para culto); Atafona (ato de mastigar, moer, triturar); Caiambola (estrada em Campo da Praia), Negro Fujão, Minjoada (muzuá), que é cesto de pescar afunilado feito de vime; entre outros. No final da Palestra, serão doadas obras e romances que retratam traços da escravidão pertencentes ao historiador sanjoanense João Oscar Amaral Pinto, com o incentivo cultural do Governo Carla Machado, à biblioteca da instituição de ensino — explica André.

Durante sua participação na palestra, André Pinto vai contar com um participante muito especial, proveniente da tribo angolana de "Sambizanga", das imediações de Luanda e que reside em São João da Barra há muitos anos e quase ninguém sabe. “O nome eu prefiro não revelar agora. Este convidado especial falará de muitas curiosidades como a Guerra Civil Angolana, os rituais "Vudu", a feira de Roque Santeiro, o petróleo e diamantes de Angola entre outras coisas”, acrescenta, ressaltando que o técnico em meio ambiente, Luiz Henrique, conhecido como "Lulu", em uma performance banta vai falar sobre o mangue, caracterizando os povos africanos.

Durante o ano 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, a SEMASP oferece várias palestras às escolas municipais. Entre elas, destaque para: "História do Sanjoanense Silva Coutinho - primeiro explorador da Amazônia"; "Domingos Fernandes da Costa - Onde as Estrelas Brilham"; "Aloízio de Castro Faria - Sanjoanense da Antropologia Mundial", e; "Lagoa do Salgado - Um Patrimônio Geopaleontológico da Humanidade". Os contatos podem ser feitos pelo telefone: (22) 2741-7878, Ramal: 261.

Secom/SJB – Carla Cardoso

Nenhum comentário: