quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Moradores de Manguinhos salvam filhotes de tartarugas

Tartaruguinhas resgatadas após eclodirem no ninho não seguiram em direção a praia.
Fotos: Simone.




.
Recebemos e-mail da nossa internauta Simone, de Manguinhos,litoral de SFI, com imagens de tartaruguinhas sendo resgatadas pelos moradores com ajuda da Secretaria de Meio Ambientes de São Francisco de Itabapoana
.
Olá. Bom dia!
Hoje, 29-12, foi um dia de muitas alegrias para as crianças na praia de Manguinhos. Tivemos um ninho de tartarugas eclodindo. Pena que não foram para o mar e sim para a rua. Conseguimos, entretanto, resgatar mais de 50 com a ajuda da Secretaria de Meio ambiente. Foi lindo. Atenciosamente, Simone.

3 comentários:

Unknown disse...

NÃO ENTENDO O PORQUÊ DE UM PR0JETO QUE FUNCIONA EM NOVE ESTADOS BRASILEIROS, PATROCINADO PELA PETROBRAS,FUNCIONA PESSIMAMENTE. JUSTAMENTE POR QUE A MAIOR PRODUÇÃO DE PETRÒLEO DO BRASIL SAI DA BACIA DE CAMPOS-RJ.
ERA PARA TERMOS BASES MARAVILHOAS!

Unknown disse...

Prezados Srs.

Nós do Projeto Tamar agradecemos a atitude da comunidade em proteger os filhotes que nasceram sem que os tivéssemos detectado.
Gostaríamos de esclarecer que diariamente o litoral de São Francisco é percorrido por monitores para a localização de desovas e sua posterior proteção.
Entretanto, algumas vezes devido a ação das marés o rastro é removido e torna-se impossível sua localização. Nesses casos não é possível acompanhar o desenvolvimento da desova e, caso essa não seja predada, os filhotes ao nascerem seguirão o caminho natural para o mar.
Na desova em questão, os filhotes foram atraídos para a rua devido a iluminação inadequada próximo à praia. A Portaria 11/1995 do IBAMA proíbe iluminação nas praias onde hajam desovas de tartarugas marinhas. Essa portaria cita inclusive o litoral de São Francisco do Itabapoana.
Por isso o Projeto Tamar vem trabalhando, através de participação no Projeto Orla, para orientar cidadãos e poder público na correta distribuição da iluminação de forma a evitar que esse tipo de situação ocorra e assim, os filhotes possam alcançar o mar naturalmente.
No litoral de São Francisco, desde setembro de 2010 até o momento estão sob nossa proteção 514 desovas e 7736 filhotes foram liberados ao mar.
Esperamos que através do apoio da comunidade possamos continuar a proteger esse importante patrimônio natural de nosso litoral, e para maiores esclarecimentos realizamos atividades no cercado de Santa Clara com inicio às 7:00 horas da manhã e no final de tarde a partir das 17:00 horas.

Com respeito
Ivan Hikari Kawata– Oceanógrafo – Tamar-RJ

Anônimo disse...

sou professora do município e trabalho a 6 anos por contrato.todo ano é a mesma coisa,temos que sair atrás de veriadores para trabalharmos.quando isso vai ter fim?