quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chuva já matou 144 pessoas no Rio

Foto: G1.com.br

Rio de Janeiro - Até o momento, 144 pessoas já morreram em consequência das chuvas em Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. O cálculo foi feito por autoridades dos três municípios, que acreditam que o número pode ser ainda maior. Em Teresópolis são 114 mortos; em Petrópolis, 18; e em Friburgo, 12.

Na tarde de hoje (12), o secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, anunciou que o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e o programa Morar Seguro, do governo do estado, vão oferecer cerca de 1,4 mil casas para as famílias desabrigadas pelas chuvas na região serrana.

Minc sobrevoou de helicóptero, hoje à tarde, os municípios de Teresópolis, Friburgo e Petrópolis. Segundo ele, 15 frentes de ações emergenciais foram abertas para garantir soluções à catástrofe que atingiu a região.

De acordo com Minc, em Teresópolis são cerca de 2 mil famílias desabrigadas, sendo que 200 já foram atendidas com aluguel social. “As demais serão recebidas em bairros vizinhos e por programas de habitação dos governos estadual e federal."

O município de Nova Friburgo montou um hospital de campanha, ao lado da prefeitura, para atender às vitimas. Até as 16h, 20 pessoas com ferimentos leves ou em estado de choque haviam sido medicadas. Entre os mortos estão três bombeiros que foram soterrados. Outros três bombeiros foram resgatados com vida e um quarto bombeiro continua desaparecido.

Em Friburgo, os moradores estão sem luz, água e gás. O transporte coletivo também não funciona e o acesso à cidade pelas estradas está prejudicado por causa da queda de barreiras. Os trechos obstruídos foram parcialmente liberados para a passagem dos carros de socorro e resgate. A chuva parou e durante toda a tarde moradores tentavam contabilizar os prejuízos, retirando lama de casas e o que sobrou de móveis. (Cristiane Ribeiro - repórter da Agência Brasil)

Nenhum comentário: