sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Desbravando as Américas sobre duas rodas

Argentinos passam por SFI rumo ao Alaska



*
A busca da realização de um sonho a vontade de conhecer a própria capacidade física e emocional motivou a história dos músicos Gustavo Nemitz de 29 anos e Santiago Sarmento de 34 anos, que saíram do seu país, a Argentina, e decidiram conhecer as três América de uma maneira diferente. A dupla viaja sobre duas rodas levando a mensagem da necessidade de preservação do meio ambiente.

O projeto da viajem é intitulado Eco Volta. Em cima de uma bicicleta, os amigos saíram no dia 15 de outubro de Buenos Aires cruzando o Uruguai e chegando ao Brasil pelo Rio Grande do Sul. Parando em várias cidades e ficando um dia em cada uma delas, os argentinos estão subindo pela costa brasileira, percorrendo 100 quilômetros por dia em cerca de sete horas de pedaladas diárias, o que no final da aventura, com término previsto para daqui a dois anos e meio, somará um total de 60 mil quilômetros percorridos.

Na noite desta quarta-feira, a dupla chegou a São Francisco de Itabapoana, depois de pedalarem cerca de 3.600 quilômetros, passando por mais de 50 cidades diferentes. Em cada parada, os dois argentinos contam com o apoio das pessoas para encontrarem um lugar para comer e dormir. Em São Francisco de Itabapoana contaram com o apoio do Hotel e Restaurante Baletão de Santa Clara, que cedeu a hospedagem para a dupla. Eles também foram recepcionados pelo Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, e participaram da reunião da última quarta-feira (07). Também deram apoio aos ciclistas: o diretor de Pesca de SFI José Armando e as Ambientalistas Simone Pedrosa e Enilce Gonçalves, que levaram os visitantes para conhecer a orla do município, assim como o mangue e o Parque Eólico de Gargaú.

Na manhã desta quinta-feira (08) Gustavo e Santiago estiveram na Rádio São Francisco FM, onde concederam entrevista contando da aventura em cruzar as Américas sobre duas rodas. “Nós nos conhecemos através da música. Precisava de um baterista, e há sete anos conheci o Gustavo, que é baterista profissional. Depois desse tempo trabalhando juntos em estúdio tivemos a idéia de fazer viagens de bicicleta”, conta Santiago. “Começamos como uma diversão. Fazíamos viagens curtas de 100 quilômetros. Aí o Santiago teve a idéia de viajar até o Alaska, e perguntou se eu topava. Acho que ele perguntou a pessoa errada, pois eu aceitei, e aqui estamos nós”, disse com bom humor Santiago, que nasceu no Brasil, e aos cinco anos se mudou para a argentina. “Temos o apoio do Rotary Clube Internacional de Buenos Aires, e sempre que chagamos as cidades procuramos um Rotary”, completou.

Em passagem também por Campos, os ciclistas corajosos revelaram ao Site Ururau que são pessoas comuns, que não são ricos, que vivem da música e que simplesmente tiveram uma idéia e foram realizar. Eles disseram ainda que procuram passar isso para as outras pessoas.

“Quando chegamos a uma cidade, procuramos ir a algumas escolas, conversamos com a diretora, explicamos o nosso objetivo, pedimos autorização para dar uma palestra aos alunos sobre ecologia e contar a esses jovens sobre o sonho que estamos realizando, incentivando eles a lutarem pelos seus ideais incluindo no final músicas brasileiras e argentinas,” revelou o ciclista.

Sem o uso do GPS, Gustavo e Santiago que não são profissionais e praticam uma espécie de cicloturismo, chegam aos lugares com a colaboração de um mapa de papel e se orientando através da ajuda da população dos locais por onde passam.

Eles carregam em suas bikes, barracas, material para fogueira, chuveiro de camping, sacos de dormir, instrumentos musicais, mantimentos, além dos sete litros de água mineral que bebem por dia. Tudo isso, com o patrocínio de lojas de equipamentos esportivos argentinos.

Os argentinos deixaram o município de São Francisco de Itabapoana na manhã desta sexta-feira com direção ao Espírito Santo.

Da redação do Blog com informações do site Ururau
* Foto Carlos Grevi

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a reportagem e a coragem dos hermanos, senti falta do botão curtir do facebook agora. LuisMendesBJJ

Richard Barreto disse...

boa sorte...isso é muita atitude...

Anônimo disse...

Que felizardos de poderem realizar um sonho tão legal. Eu sempre quis ir a pé de Amsterdam a Roma, ( 2.000 quilômetros ) mas infelizmente nunca achei um/uma outra louca para me fazer companhia. E assim este meu desejo não foi realizado. Mas felizmente achei pessoas que quiseram compartilhar em outro sonho.
Abraços a todos, Lucia

Juscelino disse...

Sempre temos muitos cicloturistas cruzando o Brasil! Agora no verão temos vários brasileiros seguindo para o sul da Argentina,Chile.....
Temos brasileiros dando volta ao mundo.....
Quem gostar e tiver tempo,vale a pena dar uma olhada no material do Valdo. www.valdonabike.com
Ele faleceu no deserto mexicano durante sua última aventura.

Anônimo disse...

Que eles consiguam realizar os seus sonhos e que eles possam curtir todos os lugares que estão conhecendo e sejam muito felizes.
Que eles chegam em sua residência com saúde, paz, felicidades.

Os dois têm muita coragem de percorrer de Argentina e outros lugares que já foram até chegar em São Francisco de Itabapoana de bicicleta, pois é muito longe e cansa muito.

Tenha UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.