segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Blog faz um balanço da violência em Santa Clara

Fotos: Vinícius Berto
Atingida na região glútea com dois tiros, Thays Rafaella Belcavello, moradora em Juiz de Fora, aguardava o Resgate Municipal


Quatro foram baleados durante a passagem de um bloco
A violência em Santa Clara assustou quem acompanhou o Domingo de carnaval. O Blog faz um balanço das ocorrências que mais uma vez, assim como o Réveillon, reascendeu a discussão sobre o que fazer para mudar uma realidade que cada vez mais tem afastado pessoas das Praias de São Francisco de Itabapoana. Um ambiente hostil, clima de tensão e pânico com tiroteio e correria, além do que pouco policiamento.  O pequeno efetivo extra que o 8º BPM envia para São Francisco de Itabapoana não dá conta atender a  multidão no litoral sanfranciscano nesta época de carnaval. É preciso mais policiais, ambulâncias em locais com grande concentração de pessoas (viaturas da PM é que socorreram alguns feridos) e um trabalho mais integrado e mais eficiente, com planejamento e organização entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal.

Sobre as vítimas baleadas durante o arrastão da tarde deste domingo, na Avenida Oswaldo Resende, estão em estado grave, na UTI semi intensiva do Hospital Ferreira Machado (HFM), Hugo Amaral Barreto, 19 anos, atingido com um tiro no Tórax e Guilherme Brandão da Silva, 17 anos, atingido com um tiro na boca, ambos moram no Parque Nova Brasília, em Campos. Em observação médica, também no HFM, encontra-se fora de perigo de morte, Davi Barcelos de Souza, de 22 anos, que também levou um tiro na boca. Enquanto Maicon Miller Gomes Martins, 16 anos, que levou um tiro na perna, já teve alta.

À noite, durante o show da Banda A Massa, mais tiroteio. Pessoas que estavam próximo ao palco começaram a correr, ao verem que alguns jovens foram atingidos por arma de fogo. O vocalista da banda solicitou o apoio da PM. Em seguida policiais foram abordados por Daniela Helena Bizarro da Silva, 21, residente Eugenópolis/MG, que disse ter sido atingida por disparo de arma de fogo nas costas, de imediato a colocaram na viatura e socorreram para o posto de Saúde de São Francisco. Esse tiroteio começou na Rua do Batelos, em frente à Pousada Arvoredo.

Logo após, a “Patamo 1” socorreu Robson Julião Pereira, 24, morador da cidade de Campos dos Goytacazes, também para o posto de saúde, alvejado por três disparos na altura do peito, quando foi constatado pelo médico de plantão que Robson já estava em óbito, sendo removido para o IML. Robson caiu vítima do tiroteio já próximo às barracas, sentido ao mar. Não se sabe se o jovem foi alvejado já próximo às barracas, ou se ele foi baleado próximo à pousada e conseguiu caminhar baleado entre a multidão.

Uma multidão para pouco efetivo de segurança
Em seguida a ambulância do Resgate Municipal esteve socorrendo as outras vítimas que estavam próximas da pousada: Elder Faria Siqueira, 28, residente em Juiz de Fora/MG, atingindo na panturrilha da perna esquerda e sua esposa Thays Rafaella Belcavello, 21, foi atingida na região glútea, além de Estela Mageste, 20 anos e Daniella Helena da Silva, também 20 anos, que foram baleadas de raspão. Todos pertencem a um grupo de 15 pessoas de uma mesma família de Juiz de Fora, e estão apavorados com a violência. “O carnaval acabou para nós e vamos voltar o mais rápido possível para Juiz de Fora”, disse um integrante do grupo.

Robson Julião, que morreu nesse tiroteio, era morador no Parque Santa Helena, em Campos dos Goytacazes.

Vinícius Berto da Redação do Blog do Paulo Noel com informações do Blog do Magnum Silva

Nenhum comentário: