quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Câmara dá início aos trabalhos em SFI





A primeira sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, em que o Blog acompanhou nesta terça-feira (19), foi marcada pela participação do prefeito Pedrinho Cherene e formação das Comissões Permanentes. O presidente Claudinho Viana (PSC), em seu pronunciamento, falou que está nos planos iniciar a obra de construção da sede própria, ainda em sua gestão, que é de dois anos.

Pregando a harmonia entre Prefeitura e Câmara, o prefeito Pedrinho Cherene (PSC) enalteceu a parceria entre Executivo e Legislativo em prol do município, mas fez questão de pontuar a independência de cada Poder.  "Fui convidado por todos os vereadores e fiz questão de vir para reforçar o compromisso dessa parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. Apesar de serem poderes independentes; estamos trabalhando de maneira harmônica. É lógico que em um Estado democrático há divergência de ideias. Ninguém pensa igual ao outro, mas sempre colocando o interesse da população acima de qualquer interesse particular", disse o prefeito. Pedrinho estava acompanhado de seu vice Amaro Barros.

A formação das Comissões aconteceu sem grandes rachas aparentes entre os vereadores, demonstrando unidade, pelo menos nesse início. A exceção ficou em relação a alguns indicados, que foram eleitos com doze ou onze votos, contra votos nulos ou brancos, configurando a insatisfação de um ou outro vereador. O detalhe ficaria nos bastidores, não fosse a interpelação do vereador Alexandre Barrão (PSDC), que chamou a atenção para a questão, criticando os parlamentares que votaram ou em nulo ou em branco. Na opinião de Barrão, o vereador que não concorda com a indicação da maioria deveria votar e si próprio.

Após a sessão, em entrevista à Rádio São Francisco, Claudinho Viana falou da responsabilidade em presidir o Legislativo. “Além de honrar os votos dos meus eleitores, também tenho a responsabilidade em honrar os votos dos vereadores, que me escolheram por unanimidade”, disse o presidente. Sobre a vontade de dar início a obra da sede própria, ao lado da Prefeitura, e fechar o projeto da Praça dos Três Poderes, Claudinho assumiu um compromisso. “Esse sonho não é só meu, e sim de todos os vereadores. A planta do prédio já está pronta. Apanhamos o projeto existente e readequamos com o atual número de vereadores, e o engenheiro já vai confeccionar a tabela de orçamento. Se não der para entregar o prédio pronto nos dois anos de minha gestão, pelo menos vamos começar a obra”, concluiu Claudinho.

A Câmara Municipal volta a se reunir nesta quinta-feira (21), às 17 horas.

As Comissões Permanentes ficaram assim constituídas:

Constituição e Justiça
Presidente – Kdemar Cordeiro (Caboclo) - PMDB
Relator – Ricardo Alexandre da Silva Santos (Barrão) - PSDC
Membro – Raliston Souza da Conceição – PSC

Fiança e Orçamento
Presidente – Domires Júnior de Azevedo Elias Gomes (Pachola) - PSC
Relator –  Renato da Silva Fernandes (Renato de Buena) - PP
Membro – Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho) – DEM

Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente
Presidente – Marcelo Garcia Macedo - PSDB
Relator –  Raliston Souza da Conceição – PSC
Membro – Marcos Antônio Oliveira Santos (Marquinhos de Santo Amaro) – PR

Cultura e Assistência Social
Presidente – Fábio das Neves Moreira (Fabinho do Estaleiro) - PSDB
Relator – Ricardo Alexandre da Silva Santos (Barrão) - PSDC
Membro – Patrícia Miranda Cherene – PTB

Defesa do Consumidor e dos Direitos Humanos
Presidente – Jamilton Marcelino da Silva (Jamilton Chaô) - PSB
Relator – Domires Júnior de Azevedo Elias Gomes (Pachola) - PSC
Membro – Renato da Silva Fernandes (Renato de Buena) - PP

Nenhum comentário: