segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Escola Estelita de Araújo Crespo de Praça João Pessoa promove I Jornada Pedagógica

Expandir os conhecimentos adquiridos pelos alunos para além dos muros da escola. Com essa proposta, foi realizada 1ª Jornada Pedagógica da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, no distrito de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana. A iniciativa envolveu todos os 672 alunos e 90 professores da unidade na elaboração de projetos apresentados ao público na quinta-feira (31/10) e nesta sexta-feira (01/11).

Para promover a Jornada, a direção da escola dividiu os alunos por disciplinas. Sob a coordenação de seus respectivos professores, foram desenvolvidos trabalhos com temas específicos e apresentados pelos próprios alunos, proporcionando informações e mensagens deste a preservação do meio ambiente a questões cotidianas como a economia diária com energia elétrica e nas compras domésticas.

Cada disciplina ocupou o espaço físico de uma sala de aula onde os projetos foram apresentados. Na sala de História, por exemplo, a liberdade de expressão foi enfocada de uma maneira bem original, com demonstrações de objetos que remetiam a época dos escravos, em um comparativo entre as proibições impostas aos negros e a facilidade de acesso à informação nos dias atuais, exemplificada com uma exposição de aparelhos de comunicação.
Lançando mão de números, cores e formas geométricas e usando de muita imaginação, alunos e professores de disciplina e Matemática conseguiram pontuar temas de relevância no dia a dia do cidadão, como economia e consumo consciente, sendo escolhido pelos jurados como o melhor trabalho. As particularidades geográficas do município, seu potencial agropecuário, suas lavouras e suas riquezas naturais, como o vento que produzem energia eólica fora destacados pela disciplina de Geografia.

Aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental, Eduarda Porto, que integrou a disciplina de Educação Física, falou da importância do projeto. “Foi uma experiência muito interessante, pois adquirimos conhecimentos e pudemos transmiti-los ao público”, destacou a estudante, cuja equipe trabalhou, entre outras coisas, para mostrar a diferença entre os alimentos que fazem bem e que fazem mal a saúde e na aferição de pressão arterial, na medição de massa corporal com aulas de alongamento e explicações sobre o valor nutritivo dos sucos.
Língua Portuguesa fez menção ao centenário de Vinícius de Moraes, retratando cenários vividos pelo poeta e reproduzindo não chão da sala de aula os desenhos do calçadão da praia de Ipanema. Texto e músicas, num vasto material sobre a vida e obra de um dos maiores compositores da música popular brasileira também foram apresentados ao público. A floresta Amazônica foi tema da disciplina de Artes, que a reproduziu utilizando, basicamente, material reciclado. Sustentabilidade e a Copa de 2014 foram respectivamente, os temas escolhidos por Ciências e Língua Inglesa.

– Foi um evento de grande sucesso que envolveu toda a escola e também a comunidade de Praça João Pessoa. Vale destacar, ainda, as parcerias na realização da Jornada com entidades como UENF e com empresas como Ampla e a editora Ibep e com diversas secretarias municipais. Registramos mais de dois mil visitantes e a participação de dezenas de escolas do município – destacou o diretor da Estelita de Araújo Crespo, Cícero Gomes Lemos. (Ascom SFI)



Nenhum comentário: