segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Moradores pedem reforma de escola em Flor de Maio

Estrada de acesso à comunidade também necessita de asfaltamento.

Foi durante o pouso forçado de uma avião monomotor numa pastagem da localidade de Flor de Maio, comunidade da zona rural de São Francisco de Itabapoana, na sexta-feira, 7 de fevereiro,  que o Blog foi solicitado por mães de alunos daquela localidade para conhecer o estado precário da única escola do lugar.

A reportagem do Blog cumpriu a promessa e voltou no sábado, 8, a Flor de Maio para conversar com as mães. Elas reivindicam a reforma da Escola Municipal Ailton Xavier e o asfaltamento de aproximadamente três quilômetros da estrada de acesso à comunidade.

Com relação ao colégio, as mães disseram que desde que o prédio da escola foi construído no governo Barbosa Lemos até hoje não houve uma reforma e pintura. "Quando a escola foi criada, funcionava na propriedade de Ailton Xavier. Anos depois, foi construído um prédio novo em um terreno doado pelo ex-vereador Franciely Santana. Não pode continuar assim. Fazemos um apelo à Secretaria de Educação", disse uma das mães.
 
Foi dito também, que as mães não tem nada a reclamar do trabalho das professoras e da direção. "A merenda é servida regularmente e os professores são competentes e atenciosos com nossos filhos. Nosso apelo é para a reforma da escola. Também, necessitamos urgente do asfaltamento de cerca de três quilômetros da estrada de acesso a Flor de Maio", disse.

Os moradores reclamam da poeira da Estrada. "A gente se arruma para sair de casa e ir ao centro de São Francisco ou mesmo sair da comunidade e quando passamos de bicicleta ou a pé pela estrada chegamos à RJ-224, todo empoeirado. O asfalto deste trecho é uma necessidade", concluiu.


A sub secretária de educação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, professora Rosaura Amaral, procurada pela reportagem do Blog, disse que a Secretaria Municipal de Educação tem agendado para Flor de Maio uma visita de uma equipe técnica para avaliar a situação do prédio da escola. "O prefeito Pedrinho Cherene já autorizou que a Secretaria de Educação faça reparos e manutenção em todos os prédios de escolas municipais. Com certeza, estaremos ainda esta semana em Flor de Maio cumprindo o que determinou o prefeito", disse a professora Rosaura. Com relação a reforma do muro vai depende de licitação para que a obra seja executada. Sobre o asfaltamento do trecho de três quilômetros o Blog vai levar a reivindicação dos moradores ao Secretário Municipal de Obras.  



Nenhum comentário: