quinta-feira, 19 de junho de 2014

Feriado de Corpus Christi com programação religiosa no centro da cidade

Tapetes ornamentais este ano foram confeccionados na área da Matriz de São Francisco.

Este ano os católicos de várias localidades, pertencentes à Paróquia de São Francisco de Paula, optaram por começarem os trabalhos de ornamentação dos tapetes em homenagem a Corpus Christi, nas primeiras horas do feriado, desta quinta-feira, 19 de junho. Ao contrário do ano passado, os tapetes ornamentais foram confeccionados em toda a área da Praça de São Francisco de Paula.

Por isso os trabalhos somente foram concluídos por volta das 13 horas, no entanto sem prejudicar a programação. O Blog documentou este momento, e segundo o padre Lucas Mendes, da Paróquia de São Francisco de Paula, este ano, foi ampliado o número de participantes, que chegou a cerca de 40 inscrições. Os temas das decorações dos tapetes foram variados, tendo até  tapete com a bandeira do Brasil, fazendo uma alusão à Copa do Mundo. O tempo também ajudou: o clima está ameno. 

Os tapetes ornamentais são confeccionados com muita criatividade.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissão, onde os católicos podem testemunhar e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo.  
Um palco está montado na Praça de São Francisco, de onde o Padre Lucas Mendes  irá celebrar uma missa campal, nesta quinta às 20 horas, antes porém acontece a procissão, onde os católicos testemunham e adoram a imagem do Corpo e Sangue de Cristo.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo ) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

O significado da Festa de Corpus Chisti
Segundo o Padre Lucas Mendes, Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. “É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue”, diz.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Nenhum comentário: