sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Caminhada pela paz em SFI

Fotos: Divulgação Ascom SFI.


 Alunos e toda equipe da educação da rede de ensino de São Francisco de Itabapoana estão realizando periodicamente caminhada pela Paz nas localidades do município.  A iniciativa é da Guarda Civil Municipal, por meio do Grupamento de Ronda Escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC.
 
Abordando o tema “Todos pela Paz”, o evento conta com apresentações de música, performance teatral e coreografias. As escolas envolvidas na ação mostram, através de suas apresentações, problemas relacionados à violência e as drogas que tanto afetam as famílias sanfranciscanas e de todo o Brasil.

Segundo o Coordenador do Projeto Ronda Escolar, GCM Ferreira, a mobilização em prol da paz nas localidades tem como foco minimizar os problemas de violência, que têm ocorrido numa escala relativamente alta para a realidade do município e acabam afetando diretamente a vida de toda a população.

“Essa campanha vai além dos muros da escola, visando atingir uma participação expressiva da população no manifesto contra a violência. Assim, o trabalho realizado com alunos perpassa os domínios escolares, indo até a sociedade desenvolvendo no sentido da prevenção e conscientização não só dos alunos, como pais e comunidade”, destacou.

Na última caminhada pela paz, que ocorreu na quarta-feira (22), na localidade de Barra de Itabapoana, a SMEC mobilizou  escolas municipais e estaduais de São Francisco de Itabapoana para participarem. Cerca de 300 pessoas percorreram as ruas da comunidade, com a participação da banda de Fanfarra da E. M. Décio Machado de Barra de Itabapoana, chamando a atenção de todos os moradores a se mobilizarem pela paz.

Participaram da ação, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Katia Regina, juntamente com a Adjunta, Professora Rosaura Amaral, a Diretora do Departamento de Ensino, Celeste Viana,  o Padre Alex, Pároco de Barra, o Pastor e Conselheiro Tutelar Arilson, a Diretora, Serly,  da E. M. Décio Machado e o Diretor do C.E Ana Nunes, Marcelo.

 “A educação forma e transforma, portanto é o meu dever, enquanto Secretária de Educação e cidadã, movimentar toda a equipe da SMEC, e, principalmente, os alunos e, logo, a sociedade, a se mobilizarem contra a violência dentro e fora das escolas, por meio de ações importantes como essa ”, enfatizou a secretária.

A Caminhada pela paz teve inicio na terça-feira (21), na Escola Municipal Décio Machado. Na ocasião os alunos, com o apoio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco, com o auxílio do Diretor, Edinho Martins, pintaram o muro da escola com desenhos relacionados a paz e confeccionaram faixas e cartazes.


A caminhada clamando por paz e o fim da violência acontecerá em todo o município. A data das próximas ações serão divulgadas em breve. (Matéria enviada pela Ascom SFI)







Nenhum comentário: