domingo, 31 de maio de 2015

Campanha de vacina contra a gripe termina nesta semana


Termina na próxima sexta-feira (05/06) a campanha de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro espera conseguir cumprir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% dos grupos prioritários no Rio de Janeiro, o que representa aproximadamente 4,1 milhões de pessoas. Até a tarde deste sábado (30/05), apenas 62,02% do grupo prioritário se vacinou no estado. Dentro deste grupo prioritário, gestantes e crianças (de 6 meses a 5 anos), foram os que menos se vacinaram, respectivamente com 50,7% e 53,98% de cobertura.

O público-alvo, estipulado pelo Ministério da Saúde, é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres que estejam até 45 dias após o parto, presos funcionários do sistema prisional.

É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar, também, uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.


A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Nenhum comentário: