terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sem sangue no estoque unidade Móvel busca doadores

Em virtude do alto número de atendimentos graves nas últimas semanas, que demandaram um grande volume de bolsas de sangue e do baixo número de doações, o Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), está com o estoque muito abaixo do ideal. Com uma demanda maior que o número de doações, a situação está crítica e algumas cirurgias eletivas, ou seja, marcadas com antecedência, estão sendo adiadas por falta de sangue.

A assistente social do Hemocentro, Cristiane de Barros, diz que a unidade só está conseguindo atender às urgências e emergências. “Estou muito preocupada, já que nosso estoque está muito baixo e se continuarmos com essa demanda elevada não teremos como suprir a necessidade de sangue”, afirma a assistente social.

O Hemocentro precisa de, no mínimo, 70 doações diárias para manter seu estoque equilibrado e tem recebido cerca de 20 doadores/dia. “Estamos contando com o suporte da Unidade Móvel de Coleta de Sangue, que vai estar nesta quarta-feira (07), na Praça das Quatro Jornadas, no centro de Campos e na sexta-feira (09), na praça central de São Fidélis, sempre das 8h às 15h”, destacou Cristiane que frisou que instituições públicas, empresas, comunidades e municípios podem colaborar com o Hemocentro Regional por meio da Unidade de Coleta Móvel de Sangue agendando visitas pelo telefone 0800 28 20 250.

Podem doar jovens e adultos de 16 até 67 anos. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Para doar também é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas. As doações na sede do Hemocentro, podem ser feitas das 7h às 18h.


Nenhum comentário: