segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

“Conexão Professor” prevê distribuição de 31 mil laptops com Internet banda larga aos professores da rede pública de ensino.



O governador Sérgio Cabral e a secretária de Educação, Tereza Porto, estiveram na Escola Estadual Adelina Castro, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, na tarde desta segunda-feira (25/2), para dar prosseguimento à entrega dos 31 mil laptops com conexão à Internet em banda larga aos professores da rede pública de ensino, como parte do programa Conexão Professor. A professora Maria Luísa Mancília recebeu seu computador portátil das mãos do governador, representando os 16 docentes da unidade de ensino contemplados pelo programa.
- Desejo que vocês aprimorem o conhecimento e que usem esta ferramenta na preparação das aulas. Mas desejo também que vocês se divirtam com o computador, independentemente da preparação das aulas. Que os filhos de vocês também usem, para brincar ou fazer pesquisas. Quero que isso seja um patrimônio, não só para o alcance do conhecimento, mas também como uma forma de reconhecimento do nosso governo de que esta é uma ferramenta fundamental dos dias modernos e que está aqui para servir a vocês - disse o governador.
Além dos 31 mil professores Docentes I (da sexta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio) que receberão seus laptops até o fim de março, o governo do estado também irá fornecer notebooks aos cerca de três mil diretores e coordenadores de escolas e aos 14 mil professores Docentes II (primeira a quinta séries do fundamental).
- Esta ferramenta vai ser fundamental para inserir o professor em um novo modelo de educação. Temos consciência de que não é o único trabalho necessário para transformar a nossa educação em uma educação de qualidade, mas trata-se de um projeto de valorização do professor. Hoje, a maneira de pensar e aprender é muito diferente daquela que tive quando estava na escola. Num momento em que a oferta de informação através da tecnologia é tão grande, em que o aluno tem acesso a um volume enorme de informação, é importante que o professor possa orientar este aluno a aprender de uma nova maneira – defendeu Tereza Porto.
Os 31 mil laptops com acesso à Internet em banda larga serão entregues aos professores em regime de comodato. Cada computador móvel, orçado em R$ 1.903, vem equipado com 512 MB de memória RAM, conexão wi-fi e monitor de 14 polegadas. Com investimento de R$ 70 milhões, o programa Conexão Professor deve beneficiar 1.430 escolas e 1,2 milhão de alunos.

Nenhum comentário: