segunda-feira, 9 de junho de 2008

Palestras mostram Porto do Açu a estudantes do ensino médio

Os cerca de 750 alunos das sete escolas públicas de São João da Barra que têm ensino médio, sendo seis estaduais e uma municipal, estão conhecendo um pouco mais do Complexo Logístico e Portuário do Açu. Prefeitura e LLX deram início na última quarta-feira (04) a um ciclo de palestras nas unidades de ensino mostrando passo a passo o empreendimento avaliado em R$ 6 bilhões. Os colégios estaduais visitados são o Admardo Alves Torres, em Grussaí, Alberto Torres, no Centro, Newton Alves, em Atafona, Colégio Cenecista São João Batista, no Centro, Raimundo de Magalhães, em Barcelos, João Coelho da Silva, em Cazumbá, Chrisanto Henrique de Souza, no Açu e Faetec, no centro.

"Moramos numa cidade com as maiores perspectivas de desenvolvimento do Estado do Rio e até do país. Vamos crescer muito, e o nosso povo tem que ser beneficiado", ressalta a prefeita Carla Machado. Em seguida, ela procurou estimular os estudantes a se capacitarem profissionalmente para conseguir espaço no competitivo mercado de
trabalho que está se abrindo no município, e lembrou dos diversos cursos oferecidos pela prefeitura em parceria com a LLX e Senai – só na semana passada 70 alunos receberam o certificado.

Um dos palestrantes, o engenheiro Sérgio Fangi, da DTA, empresa colaboradora da LLX, apresentou aos estudantes todas as etapas da obra, incluindo programas ambientais e de apoio às comunidades. De acordo com ele, há programas sendo desenvolvidos em diversas áreas, desde saúde com atendimento odontológico até inclusão digital. Mostrou também as transformações sócio-econômicas que o município vem sofrendo como aumento da oferta de empregos e aumento da renda. "Vocês devem se preparar", alerta o engenheiro.

Aluna da 1º série do ensino médio, Samantha Santos da Silva, 15 anos, participou da palestra e se disse impressionada com a grandiosidade da obra. "Não sabia que tinha toda essa dimensão, é impressionante. Nunca poderia imaginar que teríamos um investimento desse tamanho aqui na nossa cidade", conta a estudante. Ela também elogiou a iniciativa da prefeitura em realizar as palestras nas escolas públicas. "È uma forma de conhecermos melhor o que vai ser o porto. Antes, tínhamos poucas informações", emenda.

Nenhum comentário: