terça-feira, 1 de julho de 2008

Operação “Pente Fino” na Estação Ecológica de Guaxindiba em SFI

Fiscal do IEF/RJ examina carvão produzido de forma irregular.


A Mata do Carvão é uma das últimas unidades em formação tabuleiro na região e foi transformada em Estação Ecológica no ano de 2002, através de decreto assinado pela então governadora Benedita da Silva". (Foto do Blog do Roberto Moraes)


Operação "Pente Fino"na Mata do Carvão em SFI
O Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) autuou cinco pessoas, apreendeu 52 aves silvestres e embargou atividades irregulares de produção de carvão e extração mineral durante a Operação Pente Fino na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), situada em São Francisco de Itabapoana. Durante a operação foram identificadas cinco áreas de extração artesanal de madeiras nobres no interior da unidade, principalmente peroba e braúna.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do IEF/RJ, Ricardo Ganem, a operação foi motivada pelo grande número de denúncias de atividades irregulares no interior e no entorno da unidade, que preserva uma importante porção de Mata Atlântica nativa da região. O trabalho foi precedido por levantamentos de campo e trabalho de inteligência, com veículos descaracterizados e agentes à paisana (sem uniforme), para identificar os principais locais onde estariam ocorrendo os problemas.

A partir de sexta-feira, 10 agentes em cinco veículos foram mobilizadas e flagraram uma carvoaria que utilizava lenha de espécies nativas, além de uma empresa de extração mineral mecanizada – 18 caminhões e duas retroescavadeiras eram utilizadas na extração de uma mistura de areia e saibro em áreas de aluvião. As empresas estão localizadas na localidade de Travessão, no entorno da estação ecológica. Duas pessoas foram autuadas e as atividades embargadas.

Extração de madeira

Uma outra equipe do IEF identificou cinco clareiras de extração de madeira de lei, no interior da unidade, o que configura crime ambiental. Ninguém foi preso, mas as áreas passarão a ser monitoradas para impedir a ação dos madeireiros e caçadores no interior da estação. Os agentes também fizeram 10 notificações preventivas contra incêndios florestais e intimaram cinco proprietários rurais do entorno da estação ecológica a proceder a averbação de Reserva Legal, obrigatória segundo a legislação ambiental.
No sábado, a operação concentrou-se no cativeiro de animais silvestres na Praia de Gargaú, também no entorno da estação ecológica. Além de 52 aves apreendidas, três pessoas foram autuadas administrativamente. “As operações de reforço na fiscalização, que mobilizam agentes de vários pontos do Estado, vão passar a ser regulares, como parte do processo de implantação definitiva da estação ecológica. Caçadores, madeireiros e outros infratores ambientais estão na mira do IEF”, concluiu Ricardo Ganem.

Nenhum comentário: