quarta-feira, 24 de junho de 2009

Carla Machado diz em coletiva que população de SJB crescerá 800 % nos próximos 15 anos

Prefeita fala com entusiasmo de sua viagem internacional a China. Durante onze dias o vice-prefeito Genecy Mendonça (Dodozinho) vai assumir interinamente a chefia do executivo.

Carla Machado com Dodozinho na entrevista coletiva.

O encontro foi na Pousada Mediterrâneo na praia de Atafona.

Após a coletiva Carla Machado com a imprensa e ainda com Rosane e Paulo Noel, o responsável pelo Blog, e o secretário de Turismo Márcio, sentado.
.
Com viagem marcada para a China na próxima sexta-feira, 26, a prefeita de São João da Barra Carla Machado reuniu a imprensa da região na Pousada Mediterrâneo, na praia de Atafona e, numa entrevista coletiva que durou exatos 32 minutos, falou da importância de conhecer de perto os parceiros chineses que vão investir na retro área do complexo portuário do Açu. A prefeita falou com entusiasmo de sua primeira viagem internacional a China, onde em Pequim pretende estabelecer todo potencial de parceria comercial que tantas expectativas de progresso estão gerando. Citou como exemplo a implantação de uma siderúrgica e uma indústria automobilista que os chineses vão trazer para o Açú.
.
Crescimento populacional
.
Carla Machado disse que muitos ainda não têm a real dimensão do que hoje está acontecendo em SJB. “Estudos indicam que nos próximos 15 anos nossa população crescerá de 30 para 250 mil habitantes. Por isso, é grande a nossa preocupação com a qualificação da mão-de-obra”, revela. Esses números apontam para um crescimento populacional de cerca de 800 %. Segundo Carla Machado SJB tem dois anos e meio para qualificar a sua mão de obra. “É um grande desafio não apenas para SJB, como para toda região”, disse. Outra questão é com a infra-estrutura. “Muitos querem ver para crer, disse a prefeita que considera normal este comportamento. Toda vez que visito o complexo portuário do Açu fico mais impressionada com o que acontece no canteiro de obras. Tudo é grandioso”, diz. Para Carla Machado as pessoas agora é que estão caindo na real, por isso diz que não há mais retorno. “Teremos pela frente 30 anos direto de desenvolvimento sem parar”, enfatiza.
.
Investimento de R$ 1 bilhão
.
Segundo Carla Machado quem passa pela praia do Açu, em São João da Barra, não imagina que a poucos quilômetros dali esteja sendo construído o maior complexo portuário e industrial privado do país, estimado em cerca de R$ 1 bilhão, pertencente à LLX. Na localidade de Saco D’Antas, numa área de 7,8 mil hectares, máquinas e operários, a maioria contratada na região, toca a construção das estacas que sustentarão os 2,5 km da ponte de acesso ao píer de atracação dos navios. “E olha que a largura desta ponte é maior que a ponte Rio-Niteroi”, revela Carla. O mega-projeto, que ainda inclui o Mineroduto Minas-Rio, de 525 km de extensão, prevê a exportação de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro, rumo ao mercado asiático.
.
Curso de mandarim
.
Carla destacou que SJB é o primeiro município do país na rede pública a implantar o curso de mandarim. “Com o crescimento do mercado consumidor e a presença de muitas empresas da China em nosso município, acho importante que nossa população comece a se familiarizar com este idioma chinês, hoje o mais falado em todo o mundo”, revelou.
.
Fundo de desenvolvimento
.
Carla Machado disse que já tem projetado para ser criado em SJB um fundo de desenvolvimento que já era para ter sido iniciado. “Em virtude da variação da receita dos royalties ainda não iniciamos. Mas no máximo até o final do ano vamos por em prática. Queremos investir em pequenos negócios que possam gerar mais empregos em nossa terra”, completou.
.
Depois de agradecer a presença de todos, Carla Machado convidou os jornalistas para um almoço na própria Pousada Mediterrâneo onde estreitou ainda mais um contato direto com a imprensa.
.
Atualizado às 21h30min (com informações da Secom)
.
Visita à China

A convite simultâneo do governador Sérgio Cabral e do empresário Eike Batista, a prefeita Carla Machado estará embarcando na próxima sexta-feira (26) para a China. No roteiro da visita estão Pequim, Xangai, Wuhan, além de Hong Kong e Cingapura. Durante esse tempo, Carla Machado, Sérgio Cabral, Eike Batista, comitiva com secretários de estado, comitiva do grupo EBX, além de representantes de entidades e empresários, devem estar com os empresários da siderúrgica Wisco para alinhavar de vez a parceria, devem visitar a fábrica de carros JAC (que também tem memorando de intenção assinado), a montadora de automóveis Chery, o Bank of China. A prefeita busca atrair novos investimentos para o município. Materiais impresso e em vídeo – traduzidos para mandarim – serão levados pela prefeita, mostrando a potencialidade do município, assim como suas belezas naturais e culturais.

2 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

Parabens Carla Machado,o seu
otimismo é contagiante e espero que
o prefeito Beto tambem se contagie
com ele.Algumas vezes fiz nesse
blog alguns comentarios,enfatizando
a nescessidade de São francisco se preparar para o que estar por vir
em alguns anos.Se a Carla espera
um aumento populacional tão grande
para SJB,o que com certeza acontecerá,e em SFI não será diferente.Ao ser concluida a ponte
João Figueiredo,o que todos nos torcemos para que aconteça,e o asfaltamento da estrada da muritiba
encurtando a distancia entre os tres municipios{Campos,SJB e SFI}
todos serão beneficiados,não só a
população com a possibilidade de
trabalho no complexo do Açu,mas
tambem todo o comércio em geral,até
mesmo a prefeitura com o aumento da arrecadação de impostos.São Francisco precisa se estruturar
para não perder a fatia a qual
caberá a ele.Energia terá de sobra
com a construção da Eólica Gargaú.A
iniciativa privada esta fazendo sua
parte,será que a publica tambem
fara a sua?Eu estou fazendo minha,
creio que em dois ou três anos eu
ja tenha me estruturado para me mudar de vez para Gargaú.Quem não acreditar,vai ficar comendo poeira.
Por isso eu repito"PARABÉNS CARLA
MACHADO"o seu otimismo me contagiou.

Elvio Dias disse...

Barcelos 10 de Julho de 2009.
Parabens Carla pelo Desenvolvimento de Sao joao da Barra!!!!
Vc esta mostrando para seu povo que gosta de Trabalhar!!!!
Parabens pelo Sucesso!!!!
Que deus possa te Iluminar Sempre!!!!
Na Vida te desejo tudo e Nada!!!!
Tudo que te Faca Feliz!!!!
E nada que te Faca Sofrer!!!!
Felicidades!!!
Ass:Elvio Dias!!!