quinta-feira, 25 de junho de 2009

Justiça determina retirada de cercas que impediam acesso ao mar em São Francisco

As cercas foram colocadas por fazendeiros da região obstruindo uma antiga estrada pública que liga a praia de Tatagiba a praia de Buena.


Fotos: Alessandra Lemos.
.
A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, atendendo a uma determinação do Ministério Público Federal, fez nesta quinta-feira (25), a retirada de cercas que impediam acesso ao mar no litoral sanfranciscano. A ação contou com o apoio da secretaria de Serviço Público, da Procuradoria Geral do Município e de um representante do Ministério Público Federal, além da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
As cercas foram colocadas por fazendeiros da região obstruindo uma antiga estrada pública que liga a praia de Tatagiba a praia de Buena, num trecho de aproximadamente 3 quilômetros. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente Platão Zarro Filho, a ação foi provocada pela concessionária Ampla que tem uma rede de energia elétrica que passa por esta estrada e a empresa estava impedida de fazer a manutenção da rede em função do trecho obstruído.
“Esta é a segunda vez que fazemos esta retirada de cerca. Já havíamos feito esta ação em abril deste ano, mas o proprietário voltou a cercar o local. Estamos fazendo a nossa parte”, disse Platão. O subsecretário explicou ainda que se a prefeitura não cumprir a determinação, o município pode ser responsabilizado judicialmente. Além da retirada das cercas, a prefeitura colocou máquinas para patrolar a estrada vicinal melhorando os acessos.

Nenhum comentário: