segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Beto inaugura telecentros e novas escolas no fim de semana

Fotos: Alessandra Lemos.


O prefeito de São Francisco de Itabapoana Beto Azevedo participou neste fim de semana de uma série de inaugurações de novas unidades educacionais e de três telecentros no município. A maratona de inaugurações foi em função da saída da secretária de Educação, Dayse Tavares, que vai assumir outras funções na área educacional. No lugar de Dayse, assumiu o cargo, a professora Yara Cínthia Nogueira. Os telecentros são uma espécie de lan house, onde alunos e a comunidade em geral terão acesso à internet. As escolas de Pingo d´Agua, Praça Imaculada e Gargaú, ganharam cada uma um telecentro com acesso à internet. Até então o município tinha apenas um telecentro que funcionava no centro da cidade. O secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, que também participou das inaugurações, explicou que a iniciativa é uma parceria de secretaria de Planejamento com a de Educação. “Com a crise mundial optamos por instalar os telecentros nas escolas ao invés de alugar outro prédio. Pois nas escolas os computadores servirão aos alunos e a comunidade”, informou Garcia. A dona de casa, Dionéia Paes Pessanha, aguardava ansiosa a inauguração do telecentro na localidade de Pingo d´Agua. “Para mim é uma grande satisfação ver a inauguração do telecentro porque eu estudei aqui, vi meus filhos e netos estudarem e agora, finalmente, a tecnologia chegou a nossa escola”, disse Dionéia. Para o prefeito Beto Azevedo com os novos telecentros os alunos passam a ter acesso ao mundo todo e poderão se capacitar para no futuro conseguirem bons empregos. “Com a inauguração deste telecentro vocês começam a evoluir. Os computadores colocam vocês em condições iguais as outras pessoas, diminuindo as desigualdades sociais”, afirmou Beto.
Novas escolas
Também foram inauguradas neste fim de semana, a escola municipal de Gargaú e a escola Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra. Ambas as escolas funcionavam anteriormente em prédios alugados. As novas instalações, além de ter mais espaço, contêm biblioteca e sala de informática. Durante a inauguração da escola Manoelina, a secretária de Educação, Dayse Tavares, sorteou dois laptops para as professoras que estão fazendo curso de capacitação. As ganhadoras foram às professoras das escolas de Boa Vista Italiana e Vilão. As inaugurações marcaram a despedida da secretária de Educação; que pediu exoneração. Durante a inauguração Dayse lembrou seus principais projetos, dentre eles estão cursos de capacitação de professoras e merendeiras, brinquedoteca volante, “Trocando Idéias” e o “Baú do Bidu e da Juju”. “Conseguimos muita coisa em pouco tempo, inclusive proporcionar atendimento odontológico e médico pediátrico em algumas creches. Não saio com a sensação de dever cumprido porque como educadora a gente sempre quer mais. Não consegui tudo que queria, mas fiz o meu melhor no pouco tempo em que estive a frente da pasta”, finalizou Dayse. (Matéria enviada pela Ascom - SFI )

Um comentário:

Anônimo disse...

por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! coloquem bastante cadeados nas portas e nas janelas !!!!!por que bandidos tentarão roubar esses computadores nessas escolas ondes não há segurança gente sem noção !!!as crianças agradecem
marcia teixeira