sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como anda a construção de Porto na Praia das Neves, no Espírito Santo?

Talvez pelo fato do Porto do Açu, em São João da Barra, ter causado tanta polêmica em suas fases de licenciamento, quase não há informações sobre o Porto que deverá ser construído em Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo.

Pelo menos foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Espírito Santo e o grupo Ferrous Resources – fundo que reúne investidores da Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Brasil – para a construção de um porto na Praia das Neves.

Com projetos de investir US$ 5,7 bilhões no Brasil até 2013 - sendo US$ 2,7 bilhões no Espírito Santo, a Ferrous Ressources do Brasil anunciou que o porto será de grande calado, e ainda três usinas de pelotização, além de um mineroduto ligando Minas Gerais ao Espírito Santo.

A Praia das Neves fica coladinha com a Barra do Itabapoana, no município de São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro, onde os impactos deverão ser sentidos fortemente - mas que ainda não se tem ideia de quanto e quais as condicionantes o empreendimento terá que cumprir.

Pelas informações esparsas que existem, as obras devem começar no segundo semestre de 2010. Quem tiver mais informações sobre esse empreendimento, por favor compartilhe conosco.

Por enquanto, há alguns links de matérias da imprensa, feitas no ano passado:
http://gazetaonline.globo.com/
http://sindamares.com.br/
http://www.portodevitoria.com.br/noticias
Aproveite também e veja o vídeo sobre o manguezal do rio Itabapoana, feito pelo Observatório Ambiental de Barra do Itabapoana:
http://www.humanomar.com.br/topico/video-do-mangue-do-rio-de-itabapoana
(Agradeço colaboração de UELLINGTON DESIGNER que enviou esta matéria.)

3 comentários:

fernado disse...

Paulo, na Segunda -Feira dia 22 fevereiro lhe envio todos os detalhes, mas já lhe adianto que as obras já começaram os projetos estão andando e já se emprega em nome da mineradora e do porto.

Paulo Noel disse...

Fernando. Agradeço a colaboração. Apesar de que existem alguns sanfranciscanos que ainda não entenderam a importância deste porto para São Francisco de Itabapoana em termo de mão-de-obra e desenvolvimento, principalmente para Barra do Itabapoana. Agora um aviso aos senhores pais: invistam na educação dos filhos, com qualificação profissional. Vislumbramos um futuro promissor com a chegada do porto e mais tarde sem dúvida, acredito também na conclusão de outra obra importante que é a Ponte João Figueiredo ligando SFI a SJB. Teremos um turismo forte e com certeza o aumento da rede de hotelaria. Vamos precisar muito de mão-de-obra nesta área. Vamos precisar também de conhecimento em outras áreas de petróleo, gás, e por aí vai. Att, Paulo Noel.

Fernando( Gargaú ) disse...

Por falar na ponte Paulo Noel, existe alguma informação sobre quando começara a concluzão das obras da mesma? Nós moradores de Gargaú temos muito interessa na concluzão desta obra ,assim como todo sanfranciscano!!!Obrigado....