sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vereadores comparecem, e reunião tão esperada acontece

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana enfim se reuniu na noite desta quinta-feira (05-11) após duas sessões sem a presença da maioria dos vereadores, o que impossibilitou a realização das reuniões nos dias 26 e 28 de outubro por falta de quorum. As ausências dos vereadores nas sessões passadas não foram justificadas em momento algum pelos parlamentares. Havia uma expectativa por parte da população para que os vereadores abordassem as denúncias de supostas irregularidades protocoladas pelo vereador Claudinho Viana (PSDB) no Ministério Público.

Vários espectadores acompanharam o encontro. Correligionários, ex-vereadores, funcionários da prefeitura, representantes da sociedade, Guarda Municipal presente, mas para quem foi ver os comentários a cerca das famigeradas denúncias oferecidas ao MP viu um debate acalorado na área da educação. A Vereadora Adriana Coelho (PDT) acusou a administração de má gestão do dinheiro público, lembrando que a Secretaria Municipal de Educação alugou uma casa na localidade de Boa Sorte para abrigar uma escola, quando na opinião da parlamentar o colégio da localidade teria condições de ser reaberto. O Vereador Kademar Cordeiro (PMDB) lembrou que a Vereadora foi secretária de Educação na gestão anterior e “entregou as escolas sucateadas”, e que em quase dois anos a prefeitura não conseguiu realizar todas as reformas necessárias”.

Em relação às denúncias, apenas em dois momentos distintos o assunto veio à tona. No início da sessão foi aprovado um requerimento do Vereador Claudinho Viana solicitando que a Prefeitura remetesse à Câmara cópia de um ofício que teria sido enviado pela Caixa Econômica solicitando a paralisação da obra de reforma do Hospital Manoel Carola.

Já ao final da sessão o Presidente do Legislativo, vereador Tininho, fez um esclarecimento a cerca dos desdobramentos dos últimos acontecimentos políticos de São Francisco de Itabapoana que se tornaram assunto frequente no município. Em um trecho de seu esclarecimento ele disse que infelizmente algumas pessoas têm anunciado que a Câmara estaria providenciando a cassação do prefeito. “Não traduz a realidade dos fatos”. E ainda lembrou que o legislativo “não cederá a pressões, articulações e manobras políticas, em favor de interesses isolados”. O blog teve acesso na íntegra ao pronunciamento da presidência do Legislativo sanfanciscano. Clique abaixo para ampliar o texto.

6 comentários:

Denize disse...

Gostaria de parabenizar o Presidente da Câmara pela posição tomada diante das "possíveis manobras políticas" e atitudes de alguns que tentam por todos os meios confundir a cabeça de outros de forma desleal e desrespeitosa com o intuito de ao bel prazer denegrir a imagem da Administração Municipal e consequentemente,expondo o nosso município aos escândalos.E o nobre vereador demonstrou que a Câmara municipal cumpre o seu papel que é o de fiscalizar e fazer Leis;e descartando ideia de perseguir o Poder Executivo,acatando denuncias infundadas e atrapalhando o desenvolvimento.Vejo no prefeito Beto Azevedo a grande vontade de deslanchar o crescimento,enfrentando o desafio e tentando superar os obstáculos,dentro de um municipio extenso como o nosso e com muitos problemas que não se resolverão num toque de magia,mas podemos perceber o empenho,a garra,a vontade politica e desempenho ao buscar as parcerias juntos aos Governos Federal , Estadual e ainda bem,podermos contar com o bom relacionamento entre Governador parceiro e amigo pq só quem sai ganhando é a população;com o governo Federal a parceria está formada e Beto antes de tomar posse como prefeito teve a feliz iniciativa ao ir a Brasília buscar recursos e trazer pra sfi uma Agencia da Previdencia Social que outros não conseguiram o mesmo e tantas Obras importantes que ainda virão a ser inauguradas durante a gestão desse governo.E são fatos como estes que está incomodando aos opositores e aos vendedores de ilusões gerando falsas expectativas ,despertando os ideais de vinganças por questões pessoais e/ou politicas provocadas por grupos que querem o status e o Poder mesmo que pra isso tenha que usar os mais baixos artifícios usando os microfones de emissora querendo se mostrar o dono da verdade ou passando informações equivocadas incentivando a desordem,a discordia se aproveitando da empolgação e inexperiencia de alguns.Parabéns Tininho pela sua postura que é a mais ereta,pautada pelo trabalho sério e no compromisso de um mandato eletivo em defesa do desenvolvimento de um municipio que tanto precisa realmente de pessoas que deixem as picuinhas de lado,parem de pensar no proprio umbigo e queiram o Bem Comum.Vamos ser ibope sim,mas de uma forma mais atuante nas comunidades,mais brilhantes enaltecendo São Francisco de Itabapoana no cenario nacional.

Denize disse...

Gostaria de parabenizar o Presidente da Câmara pela posição tomada diante das "possíveis manobras políticas" e atitudes de alguns que tentam por todos os meios confundir a cabeça de outros de forma desleal e desrespeitosa com o intuito de ao bel prazer denegrir a imagem da Administração Municipal e consequentemente,expondo o nosso município aos escândalos.E o nobre vereador demonstrou que a Câmara municipal cumpre o seu papel que é o de fiscalizar e fazer Leis;e descartando a ideia de perseguir o Poder Executivo,acatando denuncias infundadas e atrapalhando o desenvolvimento.Vejo no prefeito Beto Azevedo a grande vontade de deslanchar o crescimento,enfrentando o desafio e tentando superar os obstáculos,dentro de um municipio extenso como o nosso e com muitos problemas que não se resolverão num toque de magia,mas podemos perceber o empenho,a garra,a vontade politica e desempenho ao buscar as parcerias juntos aos Governos Federal , Estadual e ainda bem,podermos contar com o bom relacionamento entre Governador parceiro e amigo pq só quem sai ganhando é a população;com o governo Federal a parceria está formada e Beto antes de tomar posse como prefeito teve a feliz iniciativa ao ir a Brasília buscar recursos e trazer pra sfi uma Agencia da Previdencia Social que outros não conseguiram o mesmo e tantas Obras importantes que ainda virão a ser inauguradas durante a gestão desse governo.E são fatos como estes que está incomodando aos opositores e aos vendedores de ilusões gerando falsas expectativas ,despertando os ideais de vinganças por questões pessoais e/ou politicas provocadas por grupos que querem o status e o Poder mesmo que pra isso tenha que usar os mais baixos artifícios usando os microfones de emissora querendo se mostrar o dono da verdade ou passando informações equivocadas incentivando a desordem,a discordia se aproveitando da empolgação e inexperiencia de alguns.Parabéns Tininho pela sua postura que é a mais ereta,pautada pelo trabalho sério e no compromisso de um mandato eletivo em defesa do desenvolvimento de um municipio que tanto precisa realmente de pessoas que deixem as picuinhas de lado,parem de pensar no proprio umbigo e queiram o Bem Comum.Vamos ser ibope sim,mas de uma forma mais atuante nas comunidades,mais brilhantes enaltecendo São Francisco de Itabapoana no cenario nacional.

Anônimo disse...

A DONA DENIZE DEVE MORAR EM OUTRO MUNICIPIO, VIVER EM OUTRO MUNDO, OU TER DIFICULDADE DE ENXERGA A REALIDADE. NÃO SOU POLITICO, NÃO DEPENDO DE POLITICO, NÃO TENHO NADA A VER DIRETAMENTE COM A POLITICA, MAS A POLITICA ESTA EM EVIDENCIA, E QUERENDO OU NÃO, ELA FAZ PARTE DE NOSSA VIDA, E NÃO DEVEMOS NOS OMITIR, NÃO PODEMOS ACEITAR TAMBÉM QUE DENUNCIAS NÃO SEJAM LEVADAS A SÉRIO OU DEVIDAMENTE INVESTIGADAS POR SE IMAGINAR QUE SEJAM APENAS BRIGAS ENTRE ADVERSARIOS POLITICOS OU DE OPOSIÇÃO. E TEM SIM O EXECUTIVO OBRIGAÇÃO DE RESPONDER OS QUESTIONAMENTO E PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS FEITOS POR VEREADORES, AFINAL DE CONTAS ELES FORAM ELEITOS PRA ISSO, ENTRE OUTRAS COISAS, E ACREDITO QUE SE O EXECUTIVO TIVESSE RESPONDIDO O PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS QUE LHE FOI FEITO INTERNAMENTE PELO VEREADOR, OS FATOS NÃO TERIAM TOMADO O RUMO QUE TOMARAM, E O VEREADOR POR NÃO TER NENHUMA RESPOSTA DO EXECUTIVO MUNICIPAL, RESOLVEL ENTÃO LEVAR O CASO ATÉ A IMPRENSA, QUE PELO MENOS ATÉ O MOMENTO TEM DIVULGADO O CASO COM MUITA RESPONSABILIDADE, E ASSIM DEIXANDO QUE A POPULAÇÃO TIRE SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES. MORO NO MUNICIPIO E NÃO TEM COMO NÃO VÊ O QUE ESTA ACONTECENDO NO MUNICIPIO, NOS DEPARAMOS TODOS OS DIAS COM VARIOS PLOBLEMAS, PRINCIPALMENTE NA AREA DA SAÚDE. MORAR NO MUNICIPIO E NÃO ENXERGA O QUE ESTA ACONTECENDO, É COMO ANDAR EM UMA ESTRADA CHEIA DE OBSTACULOS E NÃO PRECISAR DESVIAR. NÃO TEM COMO. PODEMOS CITAR ALGUNS EXEMPLOS: HOSPITAL MANOEL CAROLA, ONDE OS ATENDIMENTO MÉDICOS EM SUA MAIORIA SÃO FEITO POR ACADEMICOS, INCLUSIVE NA PEDIATRIA, TODOS SABEM QUE UM MÉDICO TEM QUE SE FORMA PRIMEIRO EM CLINICO GERAL, PARA DEPOIS FAZER RESIDENCIA E SE FORMA NA AREA DESEJADA. ENQUANTO ISSO ESTAMOS NÓIS LEVANDO NOSSOS FILHOS PARA SER MEDICADOS POR ESTUDANTES DE MEDICINA. OUTRO EXEMPLO É O POSTO DE SAUDE DE BARRA, ONDE OS MÉDICOS TEM FALTADO CONSTANTEMENTE, NESSA SEMANA POR EXEMPLO NÃO TEVE MÉDICO NEM ACADEMICO NO SABADO PASSADO, NÃO TEVE MÉDICO NEM ACADEMICO NA SEGUNDA FEIRA, TERÇA, QUARTA, E QUINTA TEVE ACADEMICO, SEXTA FEIRA (ONTEM) NÃO TEVE MÉDICO, NEM ACADEMICO, E HOJE SABADO TAMBEM NÃO TEM MÉDICO NEM ACADEMICO, E SEGUNDO INFORMAÇÃO DA RECEPIÇÃO DO POSTO, SÓ NO DOMINGO (AMANHÃ) TALVEZ TERA ACADEMICO. ESTAMOS FALANDO DE UM POSTO DE SAUDE 24 HORAS, MUITO DISTANTE DO HOSPITAL, E QUE DEVERIA TER MÉDICOS TODOS OS DIAS 24, SENDO ESTE UM POSTO DE REFERENCIA DAQUELA REGIÃO. E SE ALGUEM DUVIDAR DAS INFORMAÇÕES LIGUE PARA O POSTO DE SAUDE DE BARRA. TEL: 27896309 . PARA DAR MAIS UM EXEMPLO NA AREA DA SAUDE PODEMOS CITAR AS AMBULÂNCIAS DO POSTO DE BUENA, E DE TAVESSÃO DE BARRA, QUE DEVERIAM ESTAR SERVINDO A POPULAÇÃO, MAS A NOTICIA QUE SE TEM É QUE ESTÃO PARADAS NAS OFICINAS. ENTÃO NÃO PODEMOS FECHAR OS OLHOS E ACHAR QUE ESTA TUDO MARAVILHOSO. SERIA MUITO INTERESSANTE SE FOSSE FEITO AQUI NO MUNICIPIO UMA PESQUISA PARA SABER QUAL O GRAU DE APROVAÇÃO DESSE GOVERNO, ASSIM COMO FOI FEITO NO GOVERNO LULA. GOSTARIA DE SABER QUANDO SERA COMEÇADA A OBRA DE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL, AQUI NO CENTRO DA CIDADE, AFINAL DE CONTAS FOI UMA DAS PRINCIPAIS PROMESSAS DE CAMPANHA, E FALTA APENAS DOIS ANOS PARA O FIM DESSE GOVERNO, GOSTARIA DE PEDIR GENTILMENTE A DONA DENISE QUE NOS LEMBRE QUAIS AS OBRAS FEITAS NESSES DOIS ANOS DESSE GOVERNO, ALEM DOS CALÇAMENTOS? BOA TARDE. ABRAÇOS

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar ao blog por ter dado o direito de resposta a altura do comentário da Denise e ter postado o comentário do ANÔNIMO. E parabenizo também ao ANÔNIMO pela sensatez e sensibilidade na visão da realidade do município. E quanto a você, Denize, se você se engasgou, ligue para o 0800 (promessa de campanha) da saúde e procure atendimento. Queria saber da Denize, quando sai o convênio prometido para empréstimos para nós, servidores municipais? Me poupe!
Parabéns Paulo Noel pelo seu trabalho!

Anônimo disse...

Gostaria de respeitosamente esclarecer um comentário equivocado feito pelo parlamentar Sérgio Elias em plenário na última quinta-feira, quando o assunto abordado no momento era a educação do município, e respectivamente, escolas em situação precária. O parlamentar disse que o índice da nota do ENEM no município foi uma das melhores com relação aos anos anteriores. Venho esclarecer que, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova criada pelo Ministério da Educação do Brasil e aplicada aos estudantes e egressos deste nível de ensino, que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras e tem como finalidade avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país, ou seja, o desempenho do aluno. Portanto, o Ensino Médio é de competência do Estado e não do Município. O que não caberia o comentário feito pelo parlamentar, e além do mais, que o assunto abordado era a situação precária das escolas municipais e não índice de notas obtidas.
E se o assunto em pauta fosse índice de notas obtidas pelo município, o correto seria falar em IDEB. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep. O índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo escolar. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.
Caros parlamentares, vamos buscar informações pertinentes sobre os assuntos abordados em plenário, que são de suma importância e de interesse do povo, para que não se cometa erros e consequentemente, transmissão de informações equivocadas.
Agradeço pela publicação do meu comentário de esclarecimento.

Denize disse...

Quando saimos do anonimato merecemos maior credibilidade,comprovamos a veracidade dos fatos,pq só assim reconhecidamente exercemos liberdade de expressão,que é um Direito de qualquer cidadão.Sou nascida aqui,tenho serviços prestados neste Município,sou idônea e responsavel pelos meus atos,e em nenhum momento declarei a inexistência de problemas,e,pelo visto problemas antigos que não se resolveram e esse anonimato é um deles ,que pelo visto,deveria retornar à classe de alfabetização para aprender a ler e escrever; rever seus conceitos,seus valores e bons costumes ,interpretar e esse seu problema é antigo hein,não frequenta a rede pública nessa Administração.E digo mais,é uma pena n ter frequentado uma de minhas turmas,pq muitos de meus ex-alunos são bem -sucedidos nos diversos setores e profissões dentro e fora do Município.Em nenhum momento,dirigí palavras ofensivas a quem quer que seja ao parabenizar o Presidente da Câmara pela atitude sensata em suas declarações e que foram postadas pelo blog e n levo em consideração as expressões "ENGASGAR",pq só de pessoas de desequilibrio surgem termos vulgares e levianos,e só lamento pq até imagino quem poderia estar por trás desse anonimato.Qto ao convenio de bancos e prefeitura ainda não foi possível se concretizar devido a burocracia do BANCO que exige um número de servidores ainda não alcançado e deixando claro que toda documentação se encontra tramitando e devidamente respaldada por um Decreto publicado desde junho/2009.Qto as obras?é só uma questão de tempo,aguardem!vcs levaram 8 anos se iludindo e estão tão apressados pq????Todos os problemas já existiam desde lá,mas não apontaram pelo comprometimento,agora uma vez, de fora passaram a enxergar e qto a mim,já vivia aqui e presenciei a todos e em grande proporção e pior...em meio às perseguições,trocando tinta,retirando placas tentando encurtar a memória e modificar a história.