segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conferência de Assistência Social em São Francisco define propostas para encontro estadual

Fotos: Maria Oliveira e Flori Fernandes.

Criação de uma Casa Abrigo para idosos e mulheres vítimas de violência e organizar uma Feira da Roça com produtos agrícolas locais foram algumas das sugestões definidas na 7º Conferência de Assistência Social, em São Francisco de Itabapoana. O encontro aconteceu para reunir as propostas levantadas no município para posteriormente apresentá-las na Conferência Regional que serão realizados entre os dias 23 a 25 de outubro, no Rio de Janeiro.
A reunião foi realizada neste final de semana, no salão Ana Festas, no centro da cidade. Diversos conselheiros, representantes do órgão executivo e lideranças participaram. Todos receberam uma pasta com programação, informativo sobre o programa Bolsa Família e o regulamento que rege a Conferência.

O grupo “Art Lata” foi o destaque na abertura da Conferência tocando o Hino Nacional Brasileiro. Logo após a intérprete de libras, Daniela Guedes traduziu a canção através da leitura de sinais. O tema do encontro foi “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e valorizar seus trabalhadores”. A palestra foi ministrada pela assistente social pós-graduada em educação química e especializada em educação especial, Cristina Helena de Souza. Em seu relato, Cristina destacou que o trabalhador do SUAS precisa estar antenado a rede de serviço que o município possui para ficar ciente dos direitos e deveres do usuário.

Na ocasião também foi realizada uma apresentação do coral “Nossa Gente, Nossa Cultura”, de Nova Belém. Em seguida foram debatidos os quatro eixos temáticos entre as equipes para levantamento das propostas. Ao final do encontro foi realizada a eleição dos delegados que irão representar as instituições no Conselho Regional.

De acordo com a presidente do Conselho de Assistência Social, Fátima Ornelas, o município quer alcançar todas as famílias desprovidas de atendimento. “Atualmente a secretaria atende mais de três mil famílias pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em São Francisco. Com a política pública do SUAS vamos reforçar ainda mais nossa rede de atendimento, sempre com foco no usuário”, sintetizou a secretária. (Da Ascom SFI)

Nenhum comentário: