sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ainda o debate sobre o e-mail "Gargaú pede socorro"

Por acreditar num jornalismo transparente que cada vez mais me sinto gratificado com a criação deste Blog. Ainda hoje, no início da tarde, solicitei uma colaboração dos internautas para identificar o nome de uma vítima de uma tragédia ocorrida hoje pela manhã em Travessão de Campos. Este Blog por equivoco, havia informado o nome da localidade da vítima como Morro Alegre. A resposta veio imediatamente de uma internauta que mora na Região do Parque Nova Canaã em Campos, informando que a referida vítima morava naquele bairro. É a prova de que boa parte da população esta interligada pela rede mundial de computadores. E quando vejo que o Blog está sendo útil para um debate respeitoso, sobre vários temas, penso que nossa missão de instrumento de comunicação está indo muito bem. Como formadores de opinião somos agentes transformadores das pessoas em sociedade. No caso de Gargaú, fazendo valer o direito de todos, o Blog abriu espaço para o debate. Hoje, recebemos outro e-mail do Tarciso solicitando publicação na primeira página do Blog, se assim podemos chamar. Vamos à leitura.
.
Prezado Senhor Paulo Noel.
Como o assunto “GARGAÚ PEDE SOCORRO” está movimentando opiniões das mais diversas, venho aqui solicitar deste nobre Comunicador o favor de mais uma postagem neste Blog que tanto presta serviços à nossa região.
Esta situação atual pela qual grande parte do município de SFI está sendo afetado, só teria um FINAL FELIZ com mais do 90% de aprovação (assim penso) se esta situação fosse contada de TRAZ PRA FRENTE...Isto mesmo, de traz pra frente..Vejam como seria... “Em palestra proferida no Rotary Club SFI dia 8 de julho e depois confirmou, no sábado, dia 9, no Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM, o Sr. Manoel Andrade, gerente de projetos da GESA – Gargaú Energética, assumiu compromisso de junto com o DER recuperar toda a estrada que fora danificada.” (Fonte desta Informação..Blog do Sr. Paulo Noel) Aqui fica a pergunta..Porque esta recuperação não foi feita antes de qualquer caminhão transportador de saibro efetuar a primeira viagem?
Se realmente existe a BOA FÉ na recuperação da malha viária utilizada pelos caminhões que prestam serviços à GESA – Gargaú Energética, esta recuperação teria que ser feita antes de iniciar a obra, assim poupava não só a população (seremos penalizados duas vezes, uma com a destruição das estradas e outra vez com a recuperação das mesmas) como também diminuindo o alto índice de manutenção nos caminhões devido a precariedade das rodovias, isto sem levar em conta que os riscos de acidentes seriam amenizados. Este seria e deveria ser o procedimento correto...Vejamos, o trecho entre Rio X São Paulo tem vários pedágios, mas a concessionária só começou a cobrar pedágio depois que a obra de recuperação e melhorias foram feitas neste trecho. Outro exemplo muito próximo daqui é o caso da Via Lagos, que fez melhorias no trecho para depois explorar..Porque isto não foi feito com o município de SFI?....Existe um dito popular que diz..”QUEM VENDE FIADO VAI A FALÊNCIA” e nós munícipes vendemos fiado à GESA...A todos os leitores deixo aqui BEM CLARO, não se trata de ser contra ou a favor do desenvolvimento, sempre queremos melhorias e desenvolvimento, mas poucos sabem que a energia gerada pelo Parque Eólico de Santa Clara de quase nada servirá para o nosso município, principalmente Gargaú, pois não tenho conhecimento de nenhum projeto que vise à melhoria do transporte de parte da energia elétrica gerada em Santa Clara. Nossa estrutura transportadora de energia já está sucateada há anos, prova disto são os apagões constantes e o descaso com os roubos de cabos elétricos. O Brasil passou por racionamento de energia elétrica mais de uma vez e o famoso horário de verão foi uma saída para economizar energia elétrica. O Brasil tem uma Itaipu, Usinas Nucleares, uma Tucuruí, uma Paulo Afonso e inúmeras geradoras de energia espalhadas por todo nos pais, mas mesmo assim sofremos com riscos de apagões porque a malha que transporta toda energia gerada é insuficiente e isto pode vir acontecer com a energia gerada em Santa Clara. Terminado deixo aqui bem claro que “Toda situação que ofereça riscos tem que ser DENUNCIADA, isto além de um dever Cívico é um exercício de Cidadania. Quanto ao Sr Paulo Noel, grande comunicador, só tenho a pedir a DEUS que lhe seja dado muitos anos de vida para que sempre tenhamos uma tribuna onde possamos batalhar em prol de uma causa comunitária”.
Atenciosamente.
Tarcizo Martins da Fonseca

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá caro Paulo Noel, antes de mais nada gostaria de mais uma vez te dar os parabnes por seu trabalho.
Agora com relação a situação da estrada que vai para Gargaú, gostaria de saber onde fica a prefeitura??? Como se posiciona??? Será que não tem ninguem lá vendo isso? Ou será que o secretário de obras Marcelo Garcia vai de helicóptero para casa todos os dias??? E o prefeito??? ah, me esqueci ele é da saúde né?
Não é de hoje esse descaso com Gargaú.
Um abraço...
João Luis. Cidadão São Franciscano sempre atento.

Cristina Cordeiro disse...

Boa Noite Paulo Noel! Tenho lido muitos comentários sobre este tema e nos poucos dias que estive de folga em São Francisco, pois atualmente trabalho na Bahia, também pude ouvir e ver como andam as coisas.
Como profissional da área de Segurança do Trabalho, venho reforçar as sugestões que aqui foram dadas quanto a controle de velocidade dos veículos e disponibilização de caminhão pipa por parte da empresa responsável pelo projeto. Tenho certeza que a empresa possui um corpo técnico que tem levantando todos estes pontos, talvez o que esteja faltando apenas é a rapidez na resposta a população das localidades afetadas. A fim de evitarmos debates como esses e como levantado, antes que aconteça algum acidente.
Agora Srs. o que não podemos ouvir é comentários como este de que são os caminhões os responsáveis pelo caos no asfalto. Muitas vezes, vemos apenas as causas imediatas e esquecemo-nos de ir a fundo e buscar as causas básicas dos fatos. Sabemos, como também foi bem colocado, nosso município passou por fortes chuvas nos últimos anos. Muitos pontos deste, onde hoje quase mais não se há asfalto, foram áreas onde alagaram e as águas transpuseram o asfalto. Com as chuvas, a falta de manutenção do DER nas estradas e agora com a passagem constante dos caminhões, já era de se esperar por isso.
Agora querem que uma empresa antes de iniciar seus trabalhos realize reformas de rodovias. Isso é um pouco exagerado! Pensar também, que por talvez a população local não venha a usufruir do fornecimento de energia gerado no local e que por isso deixe de ser importante, pelo contrário. Há pouco tempo tivemos uma grande obra de gasoduto que passou por nosso município e que hoje olhando diretamente não vemos beneficio algum, mas sabemos que muitos no período de construção muitos foram beneficiados das mais diversas formas, inclusive eu que até hoje trabalho nesta empresa. Aquela foi uma obra que contribuiu para o desenvolvimento não apenas de uma cidade, mas do nosso país e que num futuro poderá estar sendo diretamente a população. Esta obra do parque eólico é mais uma dessas obras.
Senhores sem mais delongas, já sabemos que a GESA assumiu sua responsabilidade junto ao município e ao DER, cabe agora a população monitorar (SIM), mas apoiar para que São Francisco desenvolva. Tenho a esperança de um dia poder voltar e trabalhar novamente nesta cidade. O progresso terá sempre seus pontos positivos e negativos, mas lembrassem “A decadência de um povo se dá quando ele foge das dificuldades”. Saibam contornar as dificuldades!

Anônimo disse...

O comentario da Sra Cristina, realmente confirma sua distancia de nossa terra. porem, aonde o asfalto deteriorado pelo transito desses veiculos transportando saibro para a obra, ali nao havia retençao dagua provado pelas chuvas. A senhora deveria estar aki e ver os locais afetados.

Paulo Noel disse...

Olha, fui informado que começa nesta segunda-feira, 27-07, uma operação tapa-buraco em todo o trecho da Estrada por onde passam os caminhões transportando saibro para o Parque de Energia Eólica em Gargaú. É aguardar para conferir. Paulo Noel.

Ricardo disse...

Concordo com a Cristiane, o asfalto não esta danificada não é de hoje, os caminhões só acelerou a processo de desgaste do asfalto, na minha concepção (não entendo muito), mas acho que se um caminhão pipa jogar água, essa poeira ira se transforma em lama e o transtorno seria ainda maior. Não vamos entrar debater muito esse assunto de progresso, por que a cada hora que passa vejo que a maioria da população de são Francisco só pensa em seu próprio “umbigo” assim como a Cristina eu trabalho fora do município (15 em 15 dias eu estou ai), pois sabemos que no município não tem trabalho na área industrial e quando surge uma industria começa uma obra desse porte que pode dar emprego à população, alguns começam a criticar.
CHEGA SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA PRECISA CRESCER. E não vem falar que não tem planejamento, pois e não tivesse planejamento à obra não estava sendo executada.
Um abraço Paulo Noel.

Ricardo Silva

Anônimo disse...

Olá Dona Cristina! Vc fala assim porque vc nao mora aqui, vc nao tem que passar diariamente por essas ruas, se é que podemos chamar de ruas ou seria melhor "tabua de pirulito", porque só tem buracos!! Mas como diz o nosso amigo Paulo Noel, é aguardar para conferir né? Ôh segunda feira tão esperada por todos nós!

Maria

Marcelo Garcia disse...

Prezados Amigos,
Venho acompanhando o debate sobre as Estradas (Municipais – SFI 091 e Estadual – RJ 196) afetadas pelo transporte de saibro para o Parque Eólico em Gargaú.
Como Secretário, mas principalmente com Gargauense, procurei buscar junto a Empresa (GESA) através de seu Gerente de Obras, Sr. Manoel Andrade, uma rápida solução para aliviar os transtornos causados pelo referido transporte.
É verdade que na semana passada o Manoel informou que iria junto com o DER procurar resolver o Problema, mas por motivos burocráticos não o pode fazer.
Na quinta feira, me reunir com o Manoel e mostrei o e-mail do Tarcizo, pessoa a qual tenho uma admiração, porque briga pelo bem estar da população, tem uma mente aberta e muito tem a contribuir com São Francisco e com Gargaú. Com isso, pedi ao Sr. Manoel que estivesse com o Prefeito em seu Gabinete. Fomos ao Gabinete, o Prefeito e eu pedimos para começar uma operação tapa buraco na Segunda Feira.
Quero com isso informar que algumas máquinas para a operação tapa buraco já estão em São Francisco, a empresa já está contratada, e o reparo começa na Segunda Feira dia 27/07/09.
Continuo na luta por uma Cidade melhor... Não é só por Gargaú, mas sempre estarei a disposição de todos.
Um grande abraço,

Marcelo Garcia.

Anônimo disse...

Queremos sim que o nosso municipio cresce e principalmente de trabalhos aos nossos moradores. Já fizeram levantamento de quantos moradores do local trabalham na obra?
Ficará a cargo de quem o custeio dos reparos nas pistas?

Antonio Jorge disse...

Só se ver piadinhas de mau gosto e até indigestivas.O cidadão Beto AZevedo desenvolve um trabalho de assistência dentro da Saude que a vida inteira foi precarea,e várias pessoas se beneficiam do atendimento por isso ficou conhecido como o Beto da Saúde e para os Grosseiros de Plantão que talvez nunca tenha precisado do Apoio de Beto na Saúde,o Prefeito BETO AZEVEDO foi eleito para Administrar o Municipio da Forma que ele achar melhor com Prioridades e metas e seu maior objetivo é desenvolver a nossa Terra,melhorar a qualidade de vida da população e para isso conta com auxiliares cada um nas suas responsabilidades.Esse Governo precisa caminhar...prestação de Contas é com a Camara Municipal e Tribunal de Contas(TCE).O prefeito não precisa perguntar a cada cidadão desse municipio se pode ou se deve fazer,dizer de onde vai surgir ou não a verba pra executar os seus projetos,se preocupa não haverá prestação de contas.

Regina do Carmo disse...

Garanto que o custeio dos reparos dessa pista não sairá do bolso dos moradores.ou será que estão passando com a sacolinha?????é muito dificil,tanta coisa pra se preocupar,deve esperar os royalities que está chegando!!!!ÉH Marcelo Garcia vc está muito chic gente,tá usando helicóptero até pra ir pra Gargaú?rsrs Grande secretário !!!

Roberval - Santa Clara disse...

Sr. Paulo Noel,
É o terceiro comentário que faço em seu blog e espero que pelo menos este seja publicado:

"-É inclível o batalhão de defesas que muitas pessoas fazem neste blog sobre Prefeito nulo em termos de atitude! Será que todos estes que aqui escrevem defendendo-o são remunerados?!?! Ou são todos os parentes dele que vieram de todos os cantos do país buscar uma boquinha no Município?!?!
O prefeito deve sim saber dos anseios do povo! Deve governar sabendo e atendendo as necessidades de seu povo e sua comunidade, pois foi por eles e para isto eleito.
Falar em esperar os royalties chegarem...nós temos royalties - pouco mas temos...quando passarmos a receber como produtores só fará aumentar os desvios e nada continuará acontecendo quando se é dirigido por pessoas ineptas, nulas em temos de iniciativa e criatividade e sem compromisso com as necessidades da população.
Saúde e Educação são coisas básicas que devem ser praticadas todos os dias. Obras e Infraestrutura são a nossa maior necessidade, pois somente assim conseguiremos reerguer nosso município e diminuir o êxodo de moradores e turistas que há muito não vêm para cá...
O resto é defesa de interesses pessoais!!!
Lamentavelmente é isto!

Rejane Alves disse...

É realmente INCLÍIIVEL o seu pensamento de querer fazer as suas críticas com o intuito de querer denegrir a imagem da autoridade do Município e ainda querer achar que não tenha alguem corajoso e disposto a debater com vc .É realmente incrível que tenha gente querendo ditar regras no Governo,é preciso que esse moço aí entenda que nesse início de Governo muitas turbulencias interferiram nas mudanças que se fazem necessárias para tirar o município da mesmice,do continuismo,do regresso e criar mecanismos rumo ao DESENVOLVIMENTO.A arrecadação é pequena,muitas verbas deixaram de chegar por falta de prestação de contas.Se outros que por lá passaram pensassem em fazer ,tivessem a VONTADE POLITICA DE CONSTRUIR ao invés de DESTRUIR,talvez o Prefeito Beto Azevedo pudesse avançar mais,acontece que ele entrou e está enfrentando os problemas deixados pelo seu antecessor e ainda gerindo poucos recursos e com cautela vencendo os obstaculos de uma CRISE que é internacional.Tão bom tudo seria UM MAR DE ROSAS,administrar com a Língua é tão Facil,difícil é sentar na cadeira e Governar CORRIGINDO FALHAS,TAPANDO BURACOS provocados por outros.Nesses primeiros sete meses só não ver a Mudança os que não Querem ou fingem n querer ver.Talvez o sr Rodoval n saiba,ninguem melhor do que quem nasceu,cresceu e vivencia o dia a dia neste Municipio para conhecer os nossos problemas,as necessidades mais emergentes dessa população.Talvez o senhor não saiba,Beto é politico com visão de futuro,e tem uma historia a escrever na sua Terra Natal e que ficará na memória de todos aqueles que hj jogam pedras e que juntamente com os seus verdadeiros amigos irão juntá-las uma a uma para construir o nosso CASTELO:São FRANCISCO DE ITABAPOANA-CIDADE DE TODOS. JUNTE-se a Nós na TORCIDA!Nosso Municipio precisa CRESCER e tem PREFEITO ELEITO PRA GOVERNAR,AO POVO Só CABE ESPERAR OS RESULTADOS e o MANDATO DESSA GESTãO é de 4 ANOS.DURANTE 8 ANOS O SENHOR NÃO SE MANIFESTOU... Não é CALUNIANDO e DIFAMANDO que SE CONSTROI UM FUTURO MELHOR.REIVINDICAR É UM DEVER DE TODOS NÓS,MAS ADMINISTRAR é COM O PREFEITO,ele é que sabe as possibilidades e o caminho pra chegar.

Anônimo disse...

A verdade não contada sobre a pedagiada ViaLagos:
Eis as palavras do Sr. Márcio Roberto de Morais Silva, Diretor-presidente da ViaLagos:

"Sabemos que ainda há muito a ser feito. Nossa missão é viabilizar soluções e investimentos em infra-estrutura rodoviária de qualidade e, na Rodovia dos Lagos – pode ter certeza – nós cuidamos de você!"
Senhor Márcio Roberto, o senhor acha mesmo que através da gananciosa CCR, que administra a macabra ViaLagos, a gente pode realmente ter certeza que voces preservam a nossa segurança?
Ou melhor, voces cuidam realmente da segurança de nossos filhos que ali são obrigados a trafegar?
Veja então os pormenores sobre os dois rapazes que morreram carbonizados na sua ViaLagos:
http://carlinhosbuzios.wordpress.com/2009/07/03/pai-reconhece-carro-do-filho-em-noticiario-da-tv/
Ora, senhor Márcio, deixe o cinismo de lado e pare de pronunciar balelas e asneiras, uma vez que voces sabem que o principal investimento em infra-estrutura de qualidade rodoviária na ViaLagos, seria a necessária construção da mureta central quando a estrada foi privatizada...pois voces sabem tão bem quanto nós, que esta mureta é uma obra tecnicamente exigida, seja qual for o número de veículos que circulam na estrada diariamente e que se ela tivesse sido construída, hoje os pais daqueles dois rapazes, não estariam vivenciando o que nem eu, o senhor e os donos da CCR, não gostaríamos de passar: a dor da perda de seus filhos...
Em verdade, a CCR, se aproveitou das falhas no modelo de concessão, para que não viesse a construir a vital mureta central na rodovia quando ela foi privatizada...mas parte da culpa está sobre os ombros do governo da época em que deveria ter repassado à iniciativa privada uma rodovia pronta, e não com investimentos a fazer...aí a CCR "deitou e rolou" e quem paga o preço com a própria vida, são os seus usuários...

Nossa comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=8093954