sábado, 25 de julho de 2009

Carla Machado e Eike Batista recebem Ministro dos Portos

Prefeita convida ministro para ir à Feira de Investimentos em Pequim e solicita visita de Lula ao município.



.
Durante a visita do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, na manhã desta sexta-feira (24), ao Super Porto do Açu, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o convidou para participar de uma Feira de Investimentos em Pequim e também pediu ao ministro que convidasse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o município.
O evento teve a participação do empresário Eike Batista, do subsecretário da Secretaria Especial dos Portos, Fernando Victor, de Júlio Lopes, secretário de estado de Transportes, e de Júlio Bueno, secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, além de representantes da Usina Mecânica Carioca S/A, da Companhia Docas do Rio de Janeiro, da Companhia Docas do Estado de São Paulo e do grupo EBX.
“É um projeto audacioso, um projeto de grande escala para o mundo inteiro. Conheço vários projetos pelo mundo, mas o que acontece aqui é uma revolução absoluta. Não é só criar empregos, mas coisas novas, padrões industriais novos. Projeto desse porte prepara o Brasil para o futuro”, analisa o ministro.
Brito acrescenta que projeto desta escala só há na China. “Além disso, o conceito de porto-indústria integrado é inovador, esse projeto sai na frente e tem estrutura para atender a demanda do pré-sal e tudo isso com totais condições ecológicas para mitigar os riscos ao ambiente. Desenvolvimento sem respeito ambiental não existe”, ressalta.
Eike Batista destaca a importância da vinda do ministro e a credibilidade do projeto. “Ter a autoridade máxima do setor visitando o Super Porto do Açu é um carimbo especial para o projeto. Temos assinados 74 memorandos de intenção de empresas em movimentarem e ou se instalarem no Complexo. Hoje, as empresas “X” tem 7 bilhões de dólares em caixa e temos relatórios com índices elevados emitidos pelo Banco Mundial e BNDES”, frisa o empresário, acrescentando que também existe projeto para a criação da “Cidade X” e da “Cidade Verde”. Eike enfatiza: “nós somos preservadores do meio ambiente”.
Para Carla Machado, esse compromisso de Eike Batista com o município é primordial para o desenvolvimento sustentável. “Ele tem cumprido tudo que prometeu. Tem preocupação com o ambiental, com o social e está aproveitando a mão-de-obra local. Além disso, as compensações pela obras estão sendo direcionadas para dragagem, drenagem, a construção de um Terminal Pesqueiro, uma Usina Modelo de Reciclagem de Lixo e uma Fazenda Experimental”, esclarece Carla.

Nenhum comentário: