quarta-feira, 22 de julho de 2009

Parece cena de filme, mas é real: acidente na BR-101 envolvendo três carretas, caminhão e ônibus

Matérias do Blog do Roberto Moraes e do site Ururau.
Acidente com três carretas, caminhão e ônibus em Caxeta
Foto Alexandre Braga/Leitor.


Viaturas da Autopista trabalham no local.
.
Não sabemos ainda o que motivou o acidente. Mas ontem mesmo vindo de Bom Jesus do Itabapoana presenciei uma manobra arriscadíssima do um motorista de uma carreta ultrapassando numa curva um caminhão transportando cana. Ainda comentei: “É por isso que acontecem tantos acidentes, em função da irresponsabilidade de muitos motoristas”. Felizmente ontem não aconteceu o pior. Mas hoje me deparei com cenas no Blog do Roberto Moraes e também do site Ururau que mostram a necessidade urgente da duplicação da BR-101 principalmente no trecho entre a entrada de Bom Jesus, passando por Campos até Serrinha.
.
O acidente.
Um grave acidente e de grandes proporções aconteceu na manhã desta quarta-feira (22/07), às 6h, na BR-101, km 105, na altura de Caxeta. Três carretas, um caminhão e um ônibus fretado da empresa 1001 foram envolvidos. Uma das carretas pegou fogo e o motorista que ainda não foi identificado morreu no local. O motorista da outra carreta foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Os ocupantes do ônibus, funcionários da Petrobrás, nada sofreram.O acidente teve início quando o caminhão de placa LQN-2549, de São João de Meriti/RJ, que transportava carnes e frios, e seguia no sentido Rio/Campos, saiu da pista e do seu lado atingiu o barranco. Ao voltar para a pista atravessou sua faixa e atingiu a carreta de placa MRO-5834, que transportava calcário e ainda atingiu mais caminhão baú arrancando o seu retrovisor.Este caminhão de menor porte e que teve o retrovisor arrancado, já foi liberado do local.Depois de acertar o caminhão menor, a carreta que transportava carne colidiu de frente com outra carreta, de placa MQF-3606, Cariacica/ES, da mesma empresa que levava calcário em comboio, e neste momento houve o incêndio. O motorista deste quarto caminhão foi socorrido com vida e levado para o HFM, enquanto que o motorista que iniciou o acidente morreu carbonizado.Um ônibus da empresa 1001, de placa CXA-1720, Campos dos Goytacazes era dirigido por José Carlos do Nascimento Afonso, 48 anos, vinha logo atrás dos três caminhões. Ao tentar evitar o choque com os veículos, acabou atingindo o barranco e tendo a frente do ônibus destruída. Nenhum dos 46 ocupantes que seguiam para a Petrobrás, em Macaé, sofreram ferimentos. Os vidros do ônibus foram quebrados para que pudessem deixar o veículo.O tráfego no local está lento, já que apenas o acostamento está liberado. Bombeiros e funcionários da Autopista Fluminense estão trabalhando no local.O leitor Alexandre Braga, que nos enviou as fotos do acidente deu uma declaração sobre a destreza do motorista do ônibus: "Vale ressaltar que o motorista do ônibus da 1001 foi um herói que conseguiu "salvar" várias vidas no qual transportava, com sua tranquilidade e competência", disse Alexandre.


Do Blog do Roberto Moraes


PS.: Atualização às 10:44: Informe da Ascom da Auto Pista Fluminense às 10:43 diz que a pista já está totalmente liberada:"A BR-101 está totalmente liberada para o tráfego de veículos no km 105, região de Caxeta, no município de Campos dos Goytacazes, onde nessa manhã, às 6h, ocorreu um acidente envolvendo dois caminhões, duas carretas e um ônibus.Um motorista morreu carbonizado após seu caminhão baú colidir lateralmente com outros dois veículos (1 carreta e 1 caminhão) e bater de frente com outra carreta. Com impacto, o caminhão baú pegou fogo. Outra carreta, que carregava pó químico, ficou no acostamento, sendo o motorista levado em estado moderado ao hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, pela ambulância da Autopista Fluminense. Um ônibus fretado da Viação 1001, que levava trabalhadores para Macaé, também saiu de pista para não bater nos veículos. Todas as 43 vítimas (41 do ônibus e os dois motoristas dos veículos que colidiram lateralmente com o caminhão) foram atendidas pela equipe da Autopista Fluminense e pelo Corpo de Bombeiros, e já liberadas. Os veículos envolvidos no acidente já foram removidos do local".
( Fontes: http://www.uruau.com.br/ e www.robertomoraes.blogspot.com )

Nenhum comentário: