sexta-feira, 24 de julho de 2009

Denúncia de desmatemento: secretaria de Meio Ambiente de SFI realiza força tarefa

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Lael dos Santos, as madeiras eram exemplares de Óleo vermelho, Braúna e Guarataia.



.
A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, em parceria com representantes da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba/Inea e o Batalhão da Polícia Florestal, realizou nesta sexta-feira (24), uma operação força tarefa no município. O objetivo da operação foi apurar a denúncia de que uma serralheria estaria funcionando dentro de uma fazenda.
Durante a operação, que contou com duas viaturas, dois funcionários foram detidos em flagrante, na fazenda Bom Jardim, na localidade de Pingo d´Agua. No local havia foco de incêndio, desmatamento e armazenamento ilegal de madeira.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Lael dos Santos, as madeiras eram exemplares de Óleo vermelho, Braúna e Guarataia. “Constatamos o desmatamento seguido de queimada de uma área correspondente a um campo de futebol. Encontramos armazenados cerca de 260 peças entre mourões, cabeças e estacas”, afirmou Lael.
De acordo com Lael no local não havia serralheria, mas o desmatamento foi feito através de corte seletivo, utilizando machado, foice, moto-serra e fogo. Os dois funcionários da fazenda Bom Jardim foram levados para delegacia para prestar depoimento.
Durante a mesma diligência a força tarefa ainda notificou o proprietário de uma outra fazenda na localidade de Bom Jardim Grande. O proprietário foi notificado por limpar o sub-bosque, a área de vegetação que fica logo abaixo da mata.

Um comentário:

Informe disse...

Caro amigo Paulo Noel, favor retificar o erro ortográfico que partiu da assessoria de comunicação: "Não é serralheria e sim serraria rs rs rs " Serralheria trabalha com ferros e serraria com madeiras. Outra correção a ser feita é que a ocorrência no final da matéria aconteceu na Fazenda Santa Cruz. Fazenda Bom Jardim grande é onde ocorreu o flagrante de crime ambiental. Um abraço!!!