segunda-feira, 20 de julho de 2009

Artesãs de SFI participam do Programa Talentos do Brasil


Fotos: Alessandra Lemos
Matéria: Ascom SFI
.
As artesãs do município de São Francisco participam nesta segunda-feira (20) de oficinas de atualização que fazem parte do Programa Talentos do Brasil. As oficinas que acontecem na praia de Gargaú se estenderão até a quarta-feira (22), reunindo mais de 30 artesãs para aprendizagem de novas técnicas da arte em taboa, espécie aquática abundante na região, que possui inúmeros taboais.
O município foi escolhido para participar do Programa Talentos do Brasil, por ter uma extensa produção de peças que utiliza a taboa com matéria prima principal. O programa que foi criado em 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem a parceria do Sebrae e possui como principal objetivo criar um intercâmbio entre grupos de artesãos resgatando seus traços de origem para participação no mercado nacional e internacional com produtos artesanais de qualidade e fino acabamento.
Duas designes ensinam novas técnicas para artesãs locais. “Na realidade fazemos um grande laboratório em que há troca de experiências. Esperamos até quarta-feira produzir 15 peças, acessórios como bolsas, colares etc. O município de São Francisco é riquíssimo no domínio desta técnica”, enfatiza a designer e artista plástica gaúcha Heloisa Crocco, acrescentando que as peças produzidas serão avaliadas por outros profissionais podendo ser expostas no SOEthic, salão de produtos éticos nas proximidades de Paris.

Nenhum comentário: