quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lideranças regionais do quilombo participam do 4º Encontro Nacional de Comunidades Quilombolas


Quilombos de Deserto Feliz e Barrinha, ambos em SFI enviaram representantes

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF) embarcam na tarde desta quarta-feira (03/08) para participarem da Conferência Nacional de Comunidades Quilombolas, no Rio de Janeiro. O evento teve início às 18h de ontem, e prosseguirá até sábado (06/08). A intenção é reunir todas as comunidades do Brasil para fortalecer a luta pelo direito da terra, ao desenvolvimento sustentável, a igualdade e dignidade humana. O IDANNF foi convidado pela Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ).

Na ocasião, também embarcam para a Conferência cerca de 14 representações comunitárias quilombolas da região Norte Fluminense. As lideranças são delegados eleitos recentemente para representarem os seguintes quilombos: Em Campos é a comunidade de Aleluia, Batatal, Cambucá e Lagoa Feia. Em São Francisco Barrinha e Deserto Feliz. Em Quissamã o Quilombo de Machadinha.

O evento terá como tema “CONAQ 15 anos de luta e nenhum direito a menos”. Dentro da programação serão realizados debates que irá girar em torno de reflexões e avaliações. Está previsto ainda para acontecer o pré-lançamento da Campanha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas.

De acordo com a presidente do IDANNF, Lucimara Muniz, a instituição irá cumprir seu papel. “Será um momento bem marcante para todos, pois vamos discutir as políticas públicas com as comunidades presentes para continuar lutando em prol dos direitos dos quilombolas. É mais um compromisso do IDANNF”, concluiu Lucimara.

Matéria enviada por Maria Oliveira
Foto: Maria Oliveira

Nenhum comentário: