quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tudo pronto para julgamento inédito na política de SFI

Vinícius Berto

Advogado notificado e vereadores convocados. Está tudo pronto para sessão extraordinária na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, nesta quinta feira (17/05/12), às 10 horas da manhã. Os nove vereadores vão julgar se o prefeito cometeu infração político administrativa. Ou seja, se tem participação em desvios de verbas da Saúde apontados pela CPI da Saúde e Polícia Federal. Caso pelo menos seis vereadores julguem que o chefe do Executivo cometeu infração, Beto Azevedo será cassado, em julgamento inédito na história dos 17 anos do município. O Blog e a Rádio São Francisco acompanharão tudo ao vivo.

Na sessão de julgamento, serão lidas as peças requeridas por qualquer um dos vereadores e pelo prefeito, e, a seguir, os vereadores que desejarem poderão manifestar-se verbalmente, pelo tempo máximo de quinze minutos cada um, e, ao final, o advogado de Beto terá o prazo máximo de 2 horas para produzir sua defesa oral.

Após a defesa, começam as votações nominais. Concluído o julgamento, o Presidente da Câmara proclamará imediatamente o resultado e fará lavrar ata que consigne a votação nominal. Havendo condenação, expedirá o decreto legislativo de cassação do mandato de prefeito. Se os vereadores absolverem o prefeito, o presidente determinará o arquivamento do processo.

Agravo de Instrumento
Por volta das 20h30, o blog foi informado pelo vereador Fabinho do Estaleiro, que o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) negou o Agravo de Instrumento no qual o advogado de Beto tentava suspender a sessão da Câmara. Fabinho deu como certa mais uma derrota do prefeito na tentativa de anular a Comissão Processante. O processo no site do TJ sugere que a relatora, desembargadora Cláudia Telles de Menezes, da 5ª Câmara Cívil do TJ do Rio de Janeiro, já proferiu uma decisão. Às 19h31, o processo, que esteve concluso com a desembargadora desde as 15h46, foi enviado para a secretaria, entretanto a decisão não se encontra no site ainda. O Blog acredita que não houve tempo hábil para disponibilizá-la na internet.


Nenhum comentário: