sábado, 2 de junho de 2012

Temporal de granizo atinge comunidades no município de São Francisco de Itabapoana


Foto: Wagner.


Foi durante a madrugada deste sábado, 02-06, num período de meia hora, tempo suficiente para que uma tempestade de granizo destruísse os telhados de dezenas de casas, salão de igreja e até uma escola na localidade de Imburi.

Há relatos de que as comunidades de Bom Jardim, às margens da Rodovia RJ-224 e Nova Belém também foram atingidas pelo temporal de granizo. Em Imburi, onde o temporal causou mais estragos, o professor Jocivaldo Flavio dos Santos, conhecido por Vaval, disse que varias famílias tiveram que abandonar as casas. "Muitas pessoas se abrigaram em carros", disse. 

Forro destruído
Carambolas

Segundo o professor Vaval, até o salão da Igreja de São Jorge, no centro, teve todas as telhas destruídas. "Parece que passou um tornado pela Escola Estadual Pedro Cerqueira com varias salas atingidas pela chuva de granizo. Inclusive, as aulas na segunda-feira estão suspensas, segundo a direção. Quero avisar aos pais, para que não mandem seus filhos para a Escola na segunda. O quadro é de destruição: telhas quebradas e até o muro lateral foi arremessado ao chão pela violência da chuva ", disse.

Em São Francisco de Itabapoana, no centro da cidade, o temporal assustou as famílias. Uma ouvinte da Rádio São Francisco FM disse que os relâmpagos eram intermitentes. "Acordei assustada com os trovões e os cômodos da casa sendo iluminados pelos relâmpagos que não cessavam", disse. 

Buracos nas telhas tipo etenite
Parabólica destruída

Segundo outra moradora, a impressão  era de que a rede elétrica estava pegando fogo na Rua. "Mas eram os clarões dos relâmpagos que não paravam, durante cerca de meia hora o que parecia uma eternidade. Rezei muito e fiquei com muito medo", disse a ouvinte que não quis revelar seu nome.

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana já enviou equipes de varias secretarias para Imburi, onde num mutirão pretende-se dar apoio aos moradores. O comandante da Defesa Civil, Sargento Oliveira, disse que a população tem a disposição o telefone 199 para estes casos de emergência. "O plantão não registrou nenhum pedido de socorro durante a madrugada. Estamos sabendo agora pela Rádio São Francisco FM", disse Oliveira. 

"De qualquer forma, o socorro com varias secretarias do governo municipal já chegou a Imburi", disse. Outras comunidades atingidas Segundo relatos de ouvintes da Rádio São Francisco FM foram Bom Jardim, Boa Vista Italiana e Nova Belém.  Em Bom Jardim segundo o lavrador Alex Pereira disse que  tem muitas casas com telhas do tipo eternite danificadas. Luiz Paulo, morador de Boa Vista Italiana disse que a comunidade foi atingida por muita areia e uma enxurrada de lama que desceu  morro abaixo, trazendo muitas pedras e galhos. Entretanto, não há registro de feridos e desabrigados nestas últimas localidades.

Granizo no chão

Forro PVC no chão

Telhas coloniais também foram quebradas com o impacto da chuva de granizo

Um comentário:

Felipe Online disse...

Sinistro, nunca vi um negocio desse aki em São Francisco não!