sexta-feira, 12 de abril de 2013

São Francisco forma 1º turma do Grupamento Civil Ambiental



Aconteceu na quinta-feira (11/04), em São Francisco de Itabapoana, a formatura da 1ª turma do Grupamento Civil Ambiental. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de várias autoridades. O vice-prefeito Amaro Barros representou o prefeito Pedrinho Cherene, que cumpre agenda no Rio de Janeiro.

No primeiro momento da solenidade de formatura foi feita a entrega dos certificados aos fiscais e instrutores do curso. Logo em seguida os guardas receberam seus certificados, além de um brevê e broche com o símbolo do grupamento que certifica mais um título ao formando.

Deborah Pereira Mata, 30 anos, única representante feminina da turma, comemorou a formação. “O curso foi uma experiência gratificante e complementou ainda mais minha área de estudo, já que sou graduanda em ciências biológicas. Sei que enfrentarei muitos desafios, mas gosto muito deste campo de atuação e honrarei a confiança depositada”, afirmou a guarda.
– Nos sentimos honrados com a formatura desse primeiro Grupamento Ambiental. É motivo de orgulho para todos nós, pois ele irá agir em nosso município em prol do meio ambiente – disse o vice-prefeito Amaro Barros, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os formandos.

Antecedendo a formatura, os 17 guardas, que integram a Guarda Civil Municipal, passaram por um curso intensivo ministrado pelo Grupamento Ambiental de Campos dos Goytacazes. As aulas foram realizadas no Horto Municipal campista, envolvendo resgate de animais, telecomunicações, aulas de ecologia, legislação, poluição, direito ambiental e palestras, entre outras atividades. O curso obedeceu aos requisitos previstos no Decreto Estadual nº 43.700/2012 e a Lei Estadual nº 5100/2007. A carga horária foi de 190 horas.  

- Graças ao apoio de todos os órgãos envolvidos para formação do novo grupamento, nosso meio ambiente terá pessoas preparadas e prontas para atuar de forma preventiva e fiscalizatória em toda a cidade. Temos o maior manguezal do Estado do Rio, a maior faixa litorânea da região, Unidade de Conservação, além de uma diversidade no ecossistema. Sem ambiente equilibrado não há vida - salientou o secretário de Meio Ambiente de São Frrancisco, Cláudio Heringer.

Nenhum comentário: