sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Presidente do DER-RJ confirma licitação da ponte João Figueiredo para a próxima terça-feira


Novo Projeto
Antigos pilares não serão aproveitados
Conforme o Blog anunciou aqui, em postagem do dia 21 de julho de 2013, a licitação para construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, acontecerá mesmo no dia 13 de agosto. A confirmação foi dada pelo Presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro. Confira matéria enviada pela Secretaria de Comunicação de São João da Barra:

Licitação da ponte João Figueiredo acontece na próxima terça-feira

O Governo do Estado do Rio de Janeiro realiza no próximo dia 13, licitação pública referente à construção da ponte João Figueiredo que vai ligar São João da Barra aos limites dos municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (9), pelo Presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Henrique Ribeiro durante encontro, no Rio, com o secretário de Obras de São João da Barra, Alexandre Magno Estefan. Cerca de 50 empresas se habilitaram ao processo cujo modelo é de licitação pelo menor preço. A obra tem custo oficial de R$ 137,2 milhões e o governo promete entregá-la em um ano.

Durante o prazo de 30 dias necessários ao cumprimento da lei das licitações (8666), o Tribunal de Contas do Estado pediu vistas ao processo para examinar o referido edital, que após exame e correções propostas e acatadas pelo DER, foi liberado no último dia 13. A abertura dos envelopes vai acontecer no prédio do DER, localizado na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro.

O processo de construção da ponte foi retomado no início do atual governo, em janeiro, pelo prefeito José Amaro de Souza (Neco), que buscou com o presidente do DER, Henrique Ribeiro, no Rio de Janeiro, acertar detalhes para a construção da tão sonhada ponte. Depois de quase 30 anos, um novo edital, foi lançado no dia 14 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado do Rio.

O secretário de Obras Alexandre Magno explicou que “o tabuleiro da ponte terá 1344 metros de extensão e uma largura de 16,20 metros englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre”, detalhou. A ponte ligará a RJ 196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ 240 trecho (Açu a Caetá) atravessando pela BR 356 a RJ 196.A distância da ponte até a praia de Gargaú será de, aproximadamente, 19,5 Km e da ponte até Campos 17,5 Km. A RJ 196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento.

Vale lembrar que o novo projeto da ponte substitui o original iniciado em 1981, mas foi paralisado por questões ambientais. Eram 7 km de viaduto que passariam em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para determinados trechos seria inviável pela questão ambiental. Já o projeto atual não vai interferir em nada na questão ambiental e será economicamente mais viável, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que aumentará em apenas 4,5 Km.

Orlênia Maria / Secom-SJB
Foto: Paulo Pinheiro / Leonardo Berenger

Nenhum comentário: