segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Faixa provoca debate e dá o que falar em Travessão de Barra


Travessão de Barra, distrito de São Francisco de Itabapoana, amanheceu neste domingo (1º) com essa faixa no centro da comunidade. Apesar de até agora não aparecer o autor (ou autores), se a ideia era despertar para o debate dos temas abordados, isso os idealizadores conseguiram. Assim como todo brasileiro, o sanfranciscano paga muito imposto, e quer ver os impostos sendo revertidos em melhorias. É claro que o blog não pode concordar com a frase “evite pagar impostos!!”, mas podemos concordar com a necessidade de o povo brasileiro reivindicar mais o destino correto dos impostos que pagamos.

A faixa aborda também outros dois temas: a necessidade de a população comprar no comércio local. Isso fortalece a economia do lugar e faz o dinheiro circular dentro da comunidade. E por último, o fato de Travessão de Barra, com 2.693 eleitores sendo o quarto maior Colégio Eleitoral de São Francisco de Itabapoana, não ter elegido nenhum vereador da localidade na atual legislatura.

O Blog conversou com Vidal Viana e Leandro Couto, respectivamente presidente e secretário da Associação de Moradores de Travessão de Barra – Amoratra. Ambos disseram que a iniciativa não foi da Amoratra, e sim de pessoas da comunidade que se organizaram e fizeram a faixa.

Um comentário:

Ughu disse...

Parece-me que estão enganados aqueles que pensam que não pagar "impostos" resolverá o problema social da sua cidade.

É indispensável recolher tributos, pois estão representam a fonte dos recursos que o poder público dispõe para cumprir suas funções institucionais, que são promover o interesse público (o bem comum da população).

Cabe destacar que SFI não depende essencialmente dos impostos que recolhe (sem dúvidas o ISS e o IPTU devem representar os valores mais significativos). É muito provável que os maiores ingressos do Município seja proveniente de repasses da União e Estados (repasses estes que são de diversas naturezas, inclusive a participação em percentual da arrecadação dos tributos destes entes).

O que a população de SFI precisa é cobrar transparência no gasto do recursos públicos.

É urgente cobrar a implementação da Lei da Transparência Pública pelo Município.