sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Jiló colhido em São Francisco de Itabapoana pode ser o maior do Brasil

Jiló gigante pesou 1,3 kg


_______________________________________________
A dona de casa, Rosa Carvalho dos Santos, 43 anos,  ficou surpresa com a colheita de um jiló gigante na horta do quintal da  casa onde mora no Bairro de Macuco de São Francisco em São Francisco de Itabapoana. Rosa fez questão de exibir o jiló ao Blog do Paulo Noel.

 
Ela   cuida com carinho de uma horta familiar e disse que essa foi a primeira vez que colheu um jiló tão grande. "Nós pesamos na quitanda próxima da minha casa e  deu 1,3 kg", disse.

Segundo a dona de casa, quando viu a hortaliça, chamou as vizinhança para ver. "Vou aproveitar as sementes e fazer novas mudas. Mas ainda, neste final de semana vou experimentar o jiló gigante preparando diversos pratos", disse.

Segundo o engenheiro agrônomo Pedro Nilson Alves Berto,esta é uma variedade da espécie, ou seja, não se trata de mais um tipo de jiló. “Realmente isto não é muito comum e como engenheiro nunca vi uma hortaliça neste peso, principalmente em nossa Região", disse. Segundo ainda o agrônomo o peso normal do jiló é de aproximadamente 25 g.  

Entenda o fenômeno
Segundo, ainda o agrônomo, o jiló pode ser comido normalmente como um jiló. Entretanto, não deixa de ser um jiló exótico.

"Neste peso eu considero uma aberração genética. Alguns podem até afirmar que se trata de uma variação da berinjela, mas não existe um cruzamento entre os dois capaz de produzir um jiló como este. Este é simplesmente uma mutação genética", diz.






Nenhum comentário: