sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ministro Crivella vem à Região participar do Grito da Pesca e Aquicultura nesta sábado


O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella participa neste sábado (21), do Grito da Pesca e Aquicultura, no município de Campos dos Goytacazes. O evento organizado pela Federação Nacional dos Pescadores do estado do Rio (Fiperj) em parceria com o Ministério e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será realizado às 14h30, na Colônia de Férias da Terceira Idade, no Farol de São Tomé.

O encontro reunirá 25 Colônias de Pescadores do estado. Durante a solenidade, o ministro falará sobre as conquistas do Ministério no último ano como o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito para a expansão da aquicultura e modernização da pesca; a desoneração do peixe na cesta básica e o recadastramento dos pescadores.

“O MPA tem a meta de aumentar a produção de peixes no Brasil. Então, uma das prioridades era lançar o Plano Safra. Depois disso, a desoneração do peixe. E agora estamos fazendo uma reforma aquária. Já lançamos editais em vários estados para a cessão de áreas em Águas da União”, ressaltou o ministro.

Este mês, o ministério obteve uma grande conquista para o setor: a simplificação do licenciamento ambiental para empreendimentos aquícolas. A resolução foi aprovada no dia (4), pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e prevê que a licença ambiental seja única, por meio de procedimento simplificado, para parques aquícolas que se situarem em reservatórios artificiais.  O licenciamento antes era realizado pelos órgãos estaduais com critérios e procedimentos diferenciados.

Na abertura do Grito da Pesca, o ministro receberá uma pauta de reivindicações elaborada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Campos em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-19.

Programação

12h - Reunião com os Pescadores
Local: Colônia de Férias da 3º Idade - Farol de São Tomé
14h30 - Abertura da Solenidade Grito da Pesca
Local: Colônia de Férias da 3º Idade - Farol de São Tomé


Assessoria de Imprensa-MPA

Nenhum comentário: