terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DER revoga licitação da obra da ponte entre SJB e SFI


Novo processo licitatório foi anunciado e dever acontecer nos próximos 30 dias
O Departamento de Estrada e Rodagens do Rio de Janeiro (DER) revogou a Licitação n° 014/2013 - Concorrência ALC nº 01/2013, bem como o Contrato nº 067/2013, firmado com o Consórcio Ponte Paraíba do Sul, para a construção da ponte que ligaria os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.

O despacho de 31 de janeiro de 2014 foi divulgado no Diário Oficial desta terça-feira (04/02).

Por telefone, a assessoria de imprensa do DER, informou que o Consórcio Ponte Paraíba do Sul ainda pode recorrer da decisão. Disse também que não há uma data definida para a nova licitação, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.

O consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda., chegou a iniciar as intervenções para realização das obras, entretanto a construção foi embargada pela Justiça quatro dias depois, no dia 29 de outubro, véspera do lançamento da pedra fundamental.

Na ocasião, por meio de nota à imprensa, o DER informou que o motivo do embargo se deu porque “uma empresa do Rio Grande do Norte que concorreu à licitação, em que saiu vencedor o Consórcio Ponte Paraíba do Sul (Premag e Imbeg), entrou na Justiça questionando o resultado. O Poder Judiciário concedeu liminar à empresa embargando a obra”. A empresa cita pelo DER foi Construtora A. Gaspar que conseguiu uma liminar, proferida pelo Juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública.


Na licitação anterior, o custo oficial da obra era de R$ 137,2 milhões. Estão previstos a construção do tabuleiro da ponte que terá 1.344 metros de extensão e uma largura de 16,20 metros englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre. Ela ligará a RJ-196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ-240 trecho (Açu a Caetá) atravessando pela BR-356 a RJ-196. A distância da ponte até a praia de Gargaú será de, aproximadamente, 19,5 Km e da ponte até Campos 17,5 Km. A RJ-196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento.


Fonte: Ururau
Fotos: Paulo Sérgio Pinheiro / Mauro de Souza / Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário: