quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Até quando?


Atraso na entrega de correspondências e horas a espera revelam a precariedade no atendimento dos Correios em SFI.

Teste de paciência para quem estava na fila dos Correios
Atraso na entrega de correspondências e encomendas, demora na fila para atendimento e número reduzido de funcionários para atender a demanda, essa é a realidade da agência dos Correios de São Francisco de Itabapoana.

Na segunda-feira, 04-01, a reportagem do Blog passou cerca duas horas na fila para postar uma encomenda e o que se viu foram muitas reclamações de quem estava aguardando atendimento.

Dos três caixas que há na agência, apenas um funcionava. Apenas um funcionário para atender aos serviços de recebimento de contas e boletos, postagem de correspondências e encomendas, saques e depósitos no Banco Postal além de entrega de correspondências.

Por volta das 15h, quando finalmente a encomenda foi postada, nossa reportagem entrevistou quem estava na fila.

“Enfrento essa fila, passo horas esperando o atendimento, apenas pra ver se tem carta pra mim, pois onde moro não há entrega de correspondência. O pior é que fico horas esperando e as vezes não há correspondência. Teve uma ocasião que levei três horas na fila, um absurdo. Como não tenho internet em casa, ainda pago três reais para emitir uma segunda via das faturas de meu cartão de crédito”, lamentou Devanda Carlos de Souza.

“Pelo menos dois caixas deveriam estar funcionando. Apenas um gera essa fila enorme, pois tem que atender também as prioridades. Acho uma falta de respeito com a população”, reclamou Isabel Andrade.

O Blog entrevistou também uma veranista, moradora em Itaperuna, que estava na fila para pagar contas. “Nessa época do ano o movimento aumenta muito e eu acho São Francisco uma cidade muito movimentada para ter apenas uma agência dos Correios e uma Lotérica. Pra completar muitos bancos se recusam a receber contas. Era preciso mais pontos para recebimento de contas”, disse Marilene Boniolo.

Segundo apurou o Blog, os Correios de São Francisco contam com sete funcionários efetivos, sendo que desses, dois são carteiros e dois caixas. Para normalizar o atendimento e fazer com que contas não sejam entregues após o vencimento, era preciso pelo menos quatro carteiros efetivos. Quanto ao atendimento dentro da agência, era necessário que os três espaços disponíveis aos caixas fossem ocupados.

Como se vê, o aumento do número de funcionários na agência seria a saída para melhorar o atendimento no órgão. 

E esses problemas não são exclusividade de São Francisco. O Blog apurou que em todas as cidades da Região há problemas. Em São João da Barra, por exemplo, o atendimento também é precário. Conclamamos à sociedade a reclamar. O canal de reclamações dos correios é o 0800-725-0100.

Também é preciso a mobilização de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, e, principalmente, as autoridades federais, deputados federais e senadores, já que se trata de um órgão federal.

O que se vê nas propagandas caríssimas que os Correios promovem, com comerciais bem elaborados, não retrata a realidade que a população enfrenta.

Apesar de o Blog reconhecer que as coisas só vão melhorar quando aumentar o efetivo da agência de São Francisco; também precisamos refletir sobre os pequenos gestos. Sobrecarregar um funcionário para atender todo tipo de serviço no período das 13 horas às 15 horas, foi um teste de paciência para ele e para quem estava na fila. O mínimo seria designar um funcionário para ajudar no atendimento, enquanto o segundo caixa voltava do almoço. E que almoço demorado!

Até quando a população terá que conviver com esse descaso? É Preciso dar um basta. O Blog está à disposição para quaisquer esclarecimentos por parte dos Correios.

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