sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

São Francisco de Itabapoana completa 21 anos de emancipação

Aniversário da cidade é comemorado na segunda-feira (18/01). Programação de aniversário prevê missa e solenidade na Praça dos Três Poderes. Neste dia , é feriado no município.

São Francisco de Itabapoana, na Região Norte Fluminense, comemora nesta segunda-feira (18/01), 21 anos de emancipação político-administrativa.

 A data será marcada por uma solenidade oficial, às 11 horas, na Praça dos Três Poderes, em frente a sede do Executivo, com hasteamento de bandeiras e execução do hino nacional. Antes, às 10 horas, haverá missa em Ação de Graças na igreja Matriz do o padroeiro São Francisco de Paula, celebrada pelo padre Lucas Mendes. 

Foi no ano de 1995 que São Francisco de Itabapoana ganhou sua autonomia face à edição da Lei 2 379, de 18 de janeiro, desmembrando-se então do município de São João da Barra e sendo instalado em 1º de janeiro de 1997.

Com 1.111 quilômetros quadrados de território e uma população de aproximadamente 42 mil habitantes, segundo dados do IBGE, a base da economia da cidade está no turismo, na pesca e na agricultura. A cidade é a maior produtora de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e com grande potencial também em culturas como maracujá, cana-de-açúcar e mandioca.

Dono do maior litoral da região norte do estado, com 62 quilômetros de extensão, o município costuma atrair para suas diferentes praias turistas da região e de outros estados do país. Entre os pontos mais procurados do litoral estão Gargaú, Santa Clara, Sonho, Sossego, Guaxindiba, Manguinhos, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana.
  
O "Itabapoana" do nome do município é uma referência ao rio Itabapoana, que banha o município.


O território do atual município de São Francisco de Itabapoana, quando da divisão do Brasil em capitanias hereditárias, passou a integrar a [Capitania de São Tomé], ou Paraíba do Sul, concedida em 1536 a Pero Góis da Silveira. Esse donatário se estabeleceu na área em 1539, escolhendo, para implantação do núcleo original, o lugar que considerou de solo fértil e abrigado do tempo e dos índios goitacás que dominavam a região. Houve um entendimento com os indígenas, possibilitando a primeira plantação de cana-de-açúcar, próxima ao Rio Itabapoana.

Outra expedição comandada pelo seu filho, Gil de Góis, aqui aportou. O plantio de cana cresceu, mas também ele teve um desentendimento com as tribos dos coroados ao norte e dos goitacás ao sul, e o cultivo foi abandonado.

O povo de São Francisco é hospitaleiro, cordial e simples: gosta de contar "causos" que contagiam a alma e enchem de fantasias os turistas que frequentam a região. Exemplo disso são os mistérios e lendas que o mangue de Gargaú esconde. Os pescadores contam que, num certo ponto no canal do mangue com o Rio Paraíba, uma bela moça se afogou e, até hoje, eles ouvem os seus murmúrios, surgindo, assim, a "Lenda da Moça Bonita". Muitos turistas se sentem atraídos e acabam virando moradores.

Gargaú também se destaca por suas belíssimas lagoas. A Lagoa do Comércio é ideal para a pesca ao final da tarde; já a Lagoa dos Quiosques concentra passeios de caiaques e pedalinhos; e ainda a Lagoa da Praia, ideal para esportes náuticos como jet sky, lanchas e esqui aquático. O carnaval é animado. Blocos de bois pintados desfilam pelas ruas suas belas alegorias e ricas fantasias, além de muito samba.

No outro extremo do município, encontramos a vila da Rainha, hoje conhecida como Barra do Itabapoana. Com casarões antigos às margens do rio, Barra é puro encanto e uma das opções de lazer é o cais no fim da tarde. Durante o último final de semana de julho de cada ano no distrito de Travessão de Barra, acontece o Festival do Maracujá, o evento mais tradicional do município, recebendo grande número de turistas.

O litoral de São Francisco de Itabapoana conta com lindas praias. Todas se caracterizam por suas ondas tranquilas e temperatura amena, convidando para um passeio em família. Também são recomendadas para cura de várias doenças devido a suas areias medicinais. Se destacam pelos atrativos naturais, fazendo com que os visitantes possam desfrutar dos mais variados cenários.

Ao sul do município, estão as praias urbanizadas, com boa infraestrutura e uma ampla rede de hotéis e pousadas. As praias de Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú , Sonhos, Sossego e Barra do Itabapoana são as mais movimentadas, concentrando a programação de verão com shows e atividades esportivas, culturais e de lazer. Outro atrativo são as Ilhas de Lima, do Peçanha e da Convivência, que, na foz do rio Paraíba do Sul, fazem um convite ao turismo ecológico com cerca de 200 quilômetros quadrados de áreas de manguezais ricas em espécies de crustáceos, canais tipo igarapé, várias pequenas lagoas, ilhas de areias e muita vegetação nativa.


Já ao norte do município, encontra-se um litoral verde que é ideal para quem procura tranquilidade. Em perfeita harmonia com a natureza, vivem os moradores dos pequenos lugarejos circundados por paisagens rurais, vegetação de restinga, enseada belíssima e muito verde, destacando-se as praias de Tatagiba, Caçador, Guriri e Lagoa Doce.



Nenhum comentário: