terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Secretaria de Estado de Cultura e FAPERJ abrem inscrições para seleção de projetos de criação artística


Edital vai conceder 20 bolsas a artistas e profissionais da área, que terão um ano para desenvolver seus trabalhos

Edital vai conceder 20 bolsas a artistas e profissionais da área, que terão um ano para desenvolver seus trabalhos

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) lançam, em 28 de janeiro, às 17h, na Casa Rio, em Botafogo, edital para a seleção de projetos individuais de criação, experimentação e pesquisa artística no Estado do Rio de Janeiro.

Com recursos de R$ 816 mil, o edital concederá 20 bolsas anuais, divididas em duas categorias distintas. As inscrições podem ser feitas, a partir do dia 29, nos portais da FAPERJ e da SEC.

Serão dadas até 12 bolsas para qualquer área artística para criações, sem prévia limitação de formato, nas seguintes áreas: artes integradas, artes visuais, audiovisual, música, artes cênicas, literatura, culturas populares, arquitetura, memória e patrimônio, que resultem em ações, obras ou processos inéditos para apresentação ou exposição pública.

Também serão beneficiados trabalhos especificamente destinados à criação em formato textual, como roteiros cinematográficos, textos dramatúrgicos, literários e reflexões das artes e da cultura. Para esta segunda categoria  estão previstas até oito bolsas.

Cada projeto selecionado em qualquer categoria receberá uma bolsa mensal de R$ 3.050,00 por 12 meses.

É necessário que cada bolsista tenha um orientador, vinculado a uma universidade, para participar do processo seletivo.

“Essa nossa parceria com a FAPERJ é marcada pelo ineditismo. É a primeira vez que a Fundação lança com a SEC um edital voltado para a pesquisa e experimentação artística onde o bolsista não precisa ter, necessariamente, vínculo com a academia. Estamos ampliando, com essa chamada pública, o espaço de troca de ideias e valorizando processos criativos contemporâneos”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental.

A Diretora de Tecnologia da FAPERJ, Eliete Bouskela, considera este edital um marco em sua história pela importância da cultura no estado do Rio de Janeiro. "A concessão de bolsas nesta área nos trará novos participantes com ideias, posições e pontos de vista que vão enriquecer o cenário cultural do nosso Estado e do País. Este é o primeiro Edital da FAPERJ em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e, com certeza, virão outros", diz Eliete.

Fonte: Ascom/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: