sexta-feira, 19 de março de 2021

Comércio não essencial terá de fechar às 18 horas a partir deste sábado em São Francisco de Itabapoana

 

Durante reunião na manhã desta sexta-feira (19) entre a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), Câmara Municipal e representantes do comércio, o Gabinete de Crise e Enfrentamento ao novo coronavírus definiu novas medidas restritivas que passam a vigorar neste sábado (20).

 

O decreto será publicado ainda nesta sexta (19) e trará o novo horário de fechamento das atividades não essenciais: 18h. Após este horário, só estará liberado o serviço de “delivery” e a atuação das atividades essenciais. Em caso de desrespeito, além de multa, que varia de R$ 602 a R$ 12.040, também estão previstas a suspensão e cassação do alvará.

 

Outra ação definida é o reforço da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial em espaços públicos. Tanto para este caso, quanto para os responsáveis por comércios está prevista, se houver descumprimento das regras, a inscrição na dívida ativa e, eventualmente, a negativação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O trabalho de fiscalização, que envolve Departamento de Postura, Guarda Civil Municipal, Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e Polícia Militar (PM), prosseguirá.

 

Durante o encontro, que aconteceu na sede do Executivo, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram dados da pandemia, destacando a necessidade de aumentar o nível de alerta para conter a velocidade da disseminação do vírus. A SMS ressaltou que, neste mês, o Brasil passou a registrar cerca de três mil óbitos diariamente, sendo necessária a preparação para lidar com este contexto.

 

“Os comerciantes presentes se mostraram sensíveis à realidade exposta e se dispuseram a ajudar naquilo que for necessário para auxiliar o trabalho. Pedimos também a ajuda de toda a população. Juntos, vamos superar essa situação”, afirmou a chefe de Gabinete, Franciléa Azeredo.

 

A atual secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, alertou mais uma vez aos moradores que procurem o Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas, assim que aparecer os primeiros sintomas. Segundo ela, com a avaliação médica precoce, as chances de internação são minimizadas.

 

Ascom SFI

 

Nenhum comentário: