domingo, 16 de dezembro de 2007

Lixo ao lado de uma creche desativada em Santa Clara.

“Só o amor constrói para uma vida eterna”. A frase está em dissonância com o ambiente no entorno da casa. O imóvel, na Avenida Principal, na praia de Santa Clara em SFI, abrigou uma creche no atual governo municipal, e, atualmente está desativada. Diante do descaso das autoridades e da falta de conscientização ambiental dos moradores que transformam o local em lixão, sugerimos uma outra frase para a parede do prédio: “Só o amor à natureza, constrói um ambiente limpo para uma vida de qualidade, que pode ser infindável, para o futuro de nossos filhos, netos e bisnetos”.

Um comentário:

Anônimo disse...

*E o verão de 2008? Será que vai dar praia?*

Conforme todos os anos, a partir do dia 26 de dezembro Santa Clara começa a receber seus turistas. Muitos desses, viajarão mais de 600km para poderem descansar e se divertir em nossa praia.

Com a falta de informações sobre os preparativos para o verão 2008, fico realmente muito receoso com o que os nossos turistas e moradores (não) encontrarão.

Durante os últimos anos Santa Clara vem sofrendo um visível descaso turístico. Na minha opinião, nem tudo é uma questão de dinheiro. Muitas vezes o que falta é boa vontade e competência!

Santa Clara é a localidade do município com a maior arrecadação de IPTU. As mesmas pessoas que freqüentam a região apenas dois meses por ano, são as que mais contribuem para os cofres públicos. É corriqueiro ver que no começo do verão a PMSFI espalha diversas placas pela Av. Oswaldo Barbosa de Resende, oferecendo aos veranistas descontos ao quitar o IPTU de seus imóveis. Entretanto, a mesma é incapaz de fixar em Santa Clara uma placa de boas vindas aos turistas. Nossos turistas quando chegam a Santa Clara sentem-se cobrados, ao contrário de bem vindos. E porque continuar pagando IPTU em dia se não existe nem ao menos lixeiras na beira mar? Naturalmente que uma pessoa educada é capaz de levar no bolso – ou bolsa – um papel de pastilha, um guardanapo ou um frasco vazio de protetor solar. Mas quem é capaz de levar consigo uma espiga de milho, as espinhas de um peruá, um coco ou uma garrafa pet??? Ninguém!! O sistema municipal de limpeza é precário. Por essas e outras é que podemos flagrar, constantemente, alguns motoristas jogando sacolas de lixo à beira da estrada e moradores transformando os terrenos sem muro em verdadeiros lixões. Não estou aqui justificando tais atos, mas como podem cobrar certas atitudes se não oferecem nem lixeiras na beira da praia?

O despreparo do “staff” de Secretaria de Turismo é surpreendente, mas certamente isso é uma reflexo dos seus superiores. Durante os 7 últimos reveillons o atual prefeito foi incapaz de aparecer para saudar os veranistas de Santa Clara (lembro novamente sobre a importância dada ao IPTU arrecadado na praia mais importante do contexto turístico são franciscano).

Até o momento, pelo que eu saiba, não foi divulgada oficialmente a programação da virada de 2008. Sinto-me envergonhado quando na tarde do dia 31.12 alguém me pergunta qual será a programação da noite de reveillon. Essa informação sempre é valiosa, mas nunca divulgada com antecedência pela secretaria de turismo. Se você quer saber se no reveillon var ter banda de axé, rock ou funk, tem que esperar até as 23:59pm. Isso fica parecendo despreparo, falta de organização e de respeito com as pessoas que lotam a praia nesse dia. Não importa se essas pessoas viajaram 600km ou se caminharam apenas alguns metros para chegar a Santa Clara. O que importa de verdade é que essas pessoas devem ser respeitadas pois elas injetam dinheiro no comércio local.

E o que se espera do chefe do poder executivo local nessa data? Oras, que ele apareça no palanque nessa mesma noite, antes da virada, e apresente-se como prefeito. É sempre um bom momento para abrir oficialmente as férias de verão e prestar esclarecimentos. Seria saudável para sua imagem dizer que mesmo o município não disponibilizando de muita verba, tudo o que foi feito, mesmo que pouco, foi feito com muito carinho e espera-se que todos compreendam e aproveitem a temporada. Pronto!! Precisa de mágica ou de muito dinheiro para ele fazer isso? Poxa, o prefeito tem casa em Santa Clara (rua da carpintaria do Linquinho)! Mas, imagino eu, ele deva veraneiar em Búzios ou Guarapari e por isso que não sabe das nossas carências.

Santa Clara é uma praia que continua de pé (com pernas bambas, mas de pé!) graças aos comerciantes locais. Tudo ali é particular. Se a praia parece organizada, é porque os proprietários pintam as suas pousadas, as casas, os bares, os restaurantes e os seus quiosques. Algum leitor deste blog poderia me indicar uma praça ou marquise feita pela prefeitura? Até Arueira tem uma marquise com banheiros, mas, estranhamente, Santa Clara não.

Falando em banheiros, com o fechamento dos quiosques, os turistas de Santa Clara deixarão de contar com mais de 100 banheiros que estes comércios disponibilizavam por toda a orla. Realmente estou muito receoso com esse verão. Imagino que com o fechamento dos quiosques, as varandas destes comércios serão invadidas por farofeiros munidos de tijolos para churrasqueiras, redes, muitas garrafas de pingas e de cervejas. Eu seria até capaz de apostar que alguns vão deixar de locar imóveis para a temporada e resolverão acampar ali mesmo.

Tudo o que estou escrevendo aqui são resultados da insegurança e despreparo gerados pelo governo local. Não estou pedindo que a prefeitura coloque a Ivete Sangalo fazendo arrastões pelas ruas. Eu até gostaria disso, mas entendo a falta de recursos e sei que não posso comparar Santa Clara com nossas praias vizinhas/concorrentes. Mas para mim, tudo o que eu escrevi a cima não precisa de muito dinheiro. Nosso problema é basicamente de gestão. É preciso que nossos governantes prestem um pouco mais de atenção ao descaso que estão fazendo com esta praia que é amada por tantos, mas pelo visto, menos prezada por eles.

Os comerciantes desta praia aguardam ansiosamente pelo verão durante todo o ano e chegamos as portas da temporada sem que muita coisa tenha sido feita e resolvida. A única coisa que podemos fazer agora é torcer e rezar para que 2008 dê praia.

Atenciosamente,

Ruy Temberg.