quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mau tempo impede presença do Governador Sergio Cabral ao lançamento da pedra fundamental da Central Eólica de Gargaú nesta quarta-feira, 30-04 em SFI

Apesar da ausência do Governador Sergio Cabral que não pode sair do Rio de Janeiro em função do mau tempo a programação do lançamento da pedra fundamental da Central Eólica de Gargaú aconteceu como previsto. Em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais foi lançada, ontem, 30-04, na sede da Gargaú Energética S/A, no município de São Francisco de Itabapoana a pedra fundamental da Central Geradora Eólica de Gargaú. Trata-se da primeira usina em seu gênero no âmbito do programa de incentivos de energia elétrica no Estado do Rio de Janeiro e em toda a Região Sudeste do Brasil. Às margens da Rodovia SB-16 que liga Santa Clara a Gargaú em SFI, foi montada três grandes tendas com infra-estrutura para a realização da cerimônia de lançamento da pedra fundamental. Segundo o diretor Pedro Cavalcante da Gargaú Energética S.A, o parque eólico será erguido numa área de 500 hectares no distrito de Gargaú que está distante cerca de 50 quilômetros do município de Campos dos Goytacazes. “Este investimento está com orçamento previsto em torno de R$130 milhões de reais e seguramente vai gerar oportunidade de emprego para a região e a localidade de SFI. O parque é um empreendimento da empresa brasileira Ecopart Ltda” conta. Pedro Cavalcante (foto) na entrevista concedida ao Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM, explicou que o parque eólico será composto de 17 aerogeradores. “Cada um dos 17 aerogeradores terá 120 metros com 80 metros de altura da torre mais 40 metros da pá da hélice” diz. Com relação à questão da geração de emprego Cavalcante informou mais detalhes. “A mobilização de pessoal local vai se dar no primeiro momento da construção e ao longo dos 20 anos que nós vamos operar este projeto com mão-de-obra local para manutenção do parque gerador de energia eólica” revelou. Sobre o tipo de mão de obra, o diretor da Gargaú Energética explicou que a empresa tem conversado muito com o prefeito Pedro Cherene. “Informamos ao prefeito que a nossa necessidade aqui é ter pessoal qualificado. Então na etapa de construção vamos precisar de pedreiros, carpinteiros, eletricistas, segurança de obras. Já a partir do momento que o projeto entrar em operação vamos ter necessidade de gente qualificada, já que seriamos responsável pela contratação dessa mão-de-obra. Vamos oferecer treinamento, capacitação e, essas pessoas, terão que ter formação logicamente para operar instalações elétricas” conta.

Segundo o diretor Pedro Cavalcante a área de frente para o mar entre as praias de Santa Clara e Gargaú tem um característica muito interessante. “É a única do Estado do Rio ou uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro que agregam três pontos importantes: desimpedimento ambiental, oportunidade eólica e proximidade com a conexão elétrica. Então esta conjunção destes três fatores associada à disponibilidade dos proprietários da terra, Dr. Luiz Carlos e Dr. Luiz Eduardo, foi que motivou e determinou a escolha deste local” disse.

Segundo Pedro Cavalcante com o lançamento da pedra fundamental foi formalizado o início da obra. “Mas logicamente a maior movimentação de máquinas e de pessoal se dará ao final do mês de maio. Mas já estamos com o procedimento todo em andamento de licenciamento de início de obra, projeto executivo, etc...” disse.

Segundo o diretor Pedro Cavalcante o apoio do Governo do Estado foi fundamental, apesar de que o Governador Sergio Cabral não compareceu por causa do mau tempo que impediu a decolagem do helicóptero do Rio de Janeiro. “Tivemos também o apoio, especialmente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Industria e Serviço ” diz. Para Cavalcante é importante para um Estado como o Rio de Janeiro que tem matriz energética bastante diversificada, inclusive nuclear, ter aqui em São Francisco de Itabapoana um projeto eólico significativo e o primeiro da Região Sudeste, o primeiro que vai ser construído e entrar em operação comercial ainda este ano.

Representando o Governo do Estado se fez presente o Dr. Luiz Antonio Almeida da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Industria e Serviço. Estiveram presentes também o prefeito Pedro Cherene, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Silva Azevedo (Beto Azevedo) e os vereadores que compõe o Legislativo Municipal, secretários do Governo , representantes de Ongs e Associações de Moradores de varias comunidades de SFI e de diretores da Gargaú Energética. ( Fotos de Helvany Ornelas). Paulo Noel com Dr.Pedro Cavalcanti, o marco da pedra fundamental e ,ainda, o painel anunciando o projeto.

Nenhum comentário: